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quinta-feira, 18/09/2025

Projeto garante alfabetização de crianças até 2º ano

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Em Brasília

O Projeto de Lei 4937/24, em tramitação no Senado, propõe a implementação de ações para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental. Atualmente, o texto está em análise na Câmara dos Deputados.

A iniciativa surgiu a partir dos esforços da Subcomissão Permanente da Alfabetização na Idade Certa, vinculada à Comissão de Educação do Senado, com o intuito de estabelecer políticas públicas sólidas que garantam a alfabetização infantil.

Compromisso Nacional

O Ministério da Educação lançou em 2023 o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Instituído por decreto, esse programa deverá ser formalizado em lei, incluindo medidas para recuperar e aprimorar as habilidades de leitura e escrita, especialmente para crianças com dificuldades na aprendizagem.

Além disso, está prevista a criação do Fórum Nacional do Compromisso, que funcionará como um espaço permanente de colaboração entre diferentes níveis de governo. A participação será voluntária, mas os participantes deverão seguir as diretrizes estabelecidas pelo programa.

Ações previstas

  • Capacitação contínua e valorização dos professores para aprimorar as práticas educacionais;
  • Investimentos na infraestrutura escolar, garantindo materiais didáticos adequados e ambientes propícios ao aprendizado;
  • Monitoramento da alfabetização por meio de avaliações regulares, permitindo ajustes nas políticas educacionais baseados em dados concretos;
  • Reconhecimento das melhores práticas com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, destacando estados e municípios com resultados destacados.

Apoio financeiro

O suporte financeiro federal dependerá do cumprimento de critérios como o índice de crianças não alfabetizadas e a inclusão de grupos vulneráveis, como comunidades indígenas, quilombolas e alunos da educação especial.

Próximas etapas

A proposta segue em avaliação na Câmara dos Deputados, avançando na construção de um sistema educacional que priorize a alfabetização efetiva e inclusiva das crianças brasileiras.

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