20.5 C
Brasília
domingo, 15/02/2026

Preso terá que pagar pela tornozeleira eletrônica

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
18.4 °
83 %
2.1kmh
0 %
dom
28 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
27 °
qui
26 °

Em Brasília

Célio Studart apresentou um projeto que exige que presos temporários ou condenados paguem pelo uso e manutenção da tornozeleira eletrônica. A medida, incluída na Lei de Execução Penal, prevê que o monitorado seja responsável pela conservação do aparelho e tenha de ressarcir danos após análise técnica.

Essa cobrança não se aplica a quem tem direito à gratuidade de justiça. Se o pagamento for recusado sem motivo, o débito será inscrito em dívida ativa. Os recursos arrecadados irão para o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), para custear despesas e investimentos. Estados e o Distrito Federal podem adotar cobranças semelhantes.

Para Célio Studart, a monitoração eletrônica contínua ajuda a identificar violações de decisões judiciais e previne a reincidência criminal. O parlamentar ressaltou que a medida proposta pode aumentar a eficácia desses equipamentos e contribuir para a segurança pública.

O projeto passará por análise nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e Senado.

Veja Também