Gerson de Melo Machado, de 19 anos, faleceu neste domingo (30/11) após entrar no recinto de uma leoa no zoológico de João Pessoa (PB). O jovem, que sofria de transtornos mentais não tratados, escalou uma parede de 6 metros e invadiu a área reservada ao animal. Especialistas consultados pelo Metrópoles explicam os motivos que levam à agressão por parte da leoa nessas situações.
O episódio ocorreu no Parque Arruda Câmara, conhecido como Parque da Bica. Além de escalar a estrutura, Gerson utilizou o tronco de uma árvore como suporte para ultrapassar as grades de segurança e entrar no espaço da leoa. O sonho do rapaz de ir à África para “domar leões” pode ter influenciado sua decisão de se aproximar do animal no local restrito.
Segundo Kássia Vieira, médica veterinária e professora de comportamento animal da Universidade Católica de Brasília (UCB), a atitude da leoa foi uma reação em defesa própria.
“Ao perceber a presença de Gerson dentro de seu ambiente, a leoa não tinha para onde fugir, sentiu-se ameaçada e agiu para proteger sua integridade. Animais protegem seu território e seus filhotes de qualquer perigo”, explicou Kássia.
Imagens divulgadas mostram o momento em que o jovem escala uma das estruturas da jaula, apoiando-se no tronco da árvore para acessar o recinto, onde foi atacado pela leoa. Gerson tinha um histórico de transtornos mentais e registros policiais por pequenos delitos.
A veterinária também ressaltou que o estado emocional da leoa no momento do ataque era de medo intenso e estresse, o que desencadeia reações fisiológicas como aceleração do coração, respiração ofegante e hipervigilância. Sem possibilidade de fuga, a única opção do animal foi a defesa ativa.
O Parque da Bica informou que a leoa, conhecida como Leona entre os funcionários, apresentou um nível elevado de estresse, mas está sendo monitorada e não será sacrificada.
Thiago Nery, veterinário responsável pelo zoológico, mencionou que Leona está estável e sob observação após o susto, tendo sido acomodada em um recinto separado para melhor acompanhamento da equipe veterinária.
A Polícia Civil da Paraíba está investigando o caso e aguarda os resultados da perícia para prosseguir com as apurações.

