Nossa rede

Notícias DF

Polícia prende lutador de MMA com diferentes tipos de maconha no Guará

Publicado

dia

A Polícia Civil prendeu um lutador de MMA, de 27 anos, na tarde desta quinta-feira (14/8), suspeito de cultivar mudas de maconha em casa.
 No endereço na QE 40, no Guará, os policiais encontraram diversas drogas. Entre elas, uma variedade de plantas de maconha, porções de haxixe e de skank. Além disso, eles apreenderam R$ 332 em espécie, uma estufa e um veículo.
O caso foi registrado na 4ª Delegacia de Polícia (Guará). Nesta manhã, o delegado-chefe da unidade, Rodrigo Larizzatti, concede entrevista coletiva para dar mais detalhes sobre as investigações.
Aguarde mais informações.
Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Brasil

Brasileiros pagam caro por erros do governo: “Com a própria vida”, diz Bacelar

Publicado

dia

Na avaliação do deputado federal Bacelar (Podemos/BA), a situação envergonha o Brasil, país que sempre foi reconhecido mundialmente pelo calendário de imunização contra doenças infecciosa

O atraso na distribuição da segunda dose da CoronaVac, pelo Ministério da Saúde, tem causado indignação na população brasileira. Em Salvador, a prefeitura já anunciou que só garante a aplicação do reforço até esta quinta-feira (29) e está restrito aos agendamentos on-line. A capital baiana não recebe novas remessas há 15 dias, o que explica a escassez. Os municípios de Ilhéus e Vitória da Conquista também suspenderam a vacinação.

Na avaliação do deputado federal Bacelar (Podemos/BA), a situação envergonha o Brasil, país que sempre foi reconhecido mundialmente pelo calendário de imunização contra doenças infecciosas. Bacelar elevou o tom em suas redes sociais ao afirmar que as atitudes impensadas comprovam, mais uma vez, falta de planejamento e estratégia do governo federal, que não evitarou o pior cenário. Para ele, querem “a todo custo” aumentar o número de vacinados, sem pensar nas consequências.

O parlamentar, de 63 anos, recebeu a primeira dose da CoronaVac no dia 03 de abril. O reforço estava marcado para o próximo domingo, 02 de maio, mas ainda não tem previsão de quando isso vai acontecer. Mais de 36 mil soteropolitantos passam pela mesma situação. “Estão todos frustrados. A ansiedade da população em receber a segunda dose é grande. O governo não pode brincar com a saúde do brasileiro” criticou .

Em 21 de março, o Ministério da Saúde mudou a orientação e autorizou que todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a segunda dose fossem utilizadas imediatamente como primeira dose. A pasta esclareceu que não haveria desabastecimento.

“O próprio ministro da Saúde tem reconhecido a dificuldade em enviar as remessas do imunizante para os estados. Faltam insumos para o Butantan produzir o imunizante, há atrasos nas licitações. Querem aumentar os números de pessoas vacinadas custe o que custar, mas esquecem que, para garantir a eficácia contra o coronavírus, é preciso garantir as duas doses. Uma só não adianta. Apenas 15% da população brasileira tem o cartão de vacina completo. Um absurdo extremo” completou.

Bacelar reforça ainda a importância de investigar a gestão do governo no combate ao coronavírus. Para ele, a CPI da Covid é essencial e de extrema urgência.

“Temos que saber e investigar todas as mazelas que Bolsonaro tem feito durante a pandemia. É erro atrás de erro. E a população que paga o preço alto. Com a própria vida. Já estamos batendo a marca dos 400 mil mortos. Não podemos perder mais gente para esta doença” defendeu.

 

 

Ver mais

Notícias DF

Morre Levy Fidelix, fundador do PRTB, aos 69 anos

Publicado

dia

Por

Conhecido por defender o projeto “aerotrem” como principal meio de transporte público, Fidelix estava internado desde março deste ano

Levy Fidelix: a família não divulgou a causa da morte (Divulgação/Levy Fidelix/Divulgação)

Levy Fidelix, presidente nacional do PRTB, morreu na noite da última sexta-feira, 23, aos 69 anos. Ele estava internado desde março deste ano em um hospital particular da capital paulista. Pelas redes sociais, a família não informou a causa da morte. “É com profunda dor e pesar que o PRTB, por sua diretoria, comunica o falecimento do nosso líder, Fundador e Presidente Nacional, Levy Fidelix, ocorrida nesta data na cidade de São Paulo. Descanse em paz homem do Aerotrem!”, diz texto postado no Twitter de Fidelix.

Conhecido por defender o projeto “aerotrem” como principal meio de transporte público, Fidelix concorreu duas vezes à Presidência da República, três vezes a deputado federal, duas vezes ao cargo de governador e outras três vezes a prefeito de São Paulo, mas nunca se elegeu.

Ver mais

Notícias DF

Equipe da UPA de Samambaia passa por treinamento sobre ventilação mecânica

Publicado

dia

Por

Ação fez parte de treinamento para enfermeiros da unidade de pronto-atendimento. Objetivo é capacitá-los para prestar atendimento mais rápido e eficiente a pacientes internados com covid-19

Posteriormente, enfermeiros participantes vão orientar o restante das equipes – (crédito: Davidyson Damasceno/Iges-DF)

Enfermeiros da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Samambaia receberam treinamento para reforçar os conhecimentos sobre manipulação de ventiladores pulmonares, aparelhos que aumentam a capacidade respiratória de pacientes com falta de ar. Com a atividade, a equipe poderá oferecer atendimento de maneira mais rápida a pacientes internados com covid-19.

As orientações partiram de fisioterapeutas do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), gerido pela Secretaria de Saúde (SES-DF), para sete profissionais da UPA, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). A equipe recebeu treinamento sobre como identificar um quadro de necessidade dos aparelhos, como usar os botões e para manipulação correta do oxigênio.

Após a atividade, a equipe vai repassar as informações para outros 23 enfermeiros que trabalham na UPA. Atualmente, a unidade de Samambaia conta com sete ventiladores pulmonares, além de dois aparelhos de retaguarda disponibilizados pelo HRSam, em caso de necessidade.

Importância

Também conhecidos como ventiladores mecânicos, esses aparelhos permitem administrar a quantidade de ar necessária aos pulmões de pacientes com insuficiência respiratória. Eles ajudam a controlar a entrada de oxigênio e a saída de gás carbônico do organismo.

A indicação de uso do recurso varia de acordo com o nível de saturação de oxigênio do paciente, verificada por meio de um aparelho chamado oxímetro. Ventiladores pulmonares são necessários em casos de taxa abaixo de 94%.

Ver mais

Notícias DF

Bares do DF têm baixo movimento em primeiro dia de funcionamento até as 21h

Publicado

dia

Por

Primeira noite após mudanças nas regras foi de baixa procura, principalmente pelo fato de ser terça-feira. Mas, com funcionamento estendido até as 21h, trabalhadores de bares e restaurantes contam com aumento da clientela nos próximos

(crédito: Samara Schwingel/CB/D.A Press)

O primeiro dia de flexibilização das medidas restritivas para alguns setores teve expectativa alta e preparação de ambientes, principalmente em bares e restaurantes, estabelecimentos beneficiados pelas mudanças do decreto distrital publicado nessa terça-feira (13/4). Esse setor, que, antes, só podia funcionar até as 19h, ganhou mais duas horas de liberação — o que atinge, também, a venda de bebidas alcoólicas.

Evaldo Melo, 36 anos, gerente do restaurante Boteco do Juca, na 405 Sul, comemorou o tempo extra, o que afeta, principalmente, o horário de mais procura. “Acredito que a movimentação será da mesma forma que antes do fechamento. Sem um movimento muito intenso. Mas qualquer tipo de período em que a empresa consiga vender, ela transforma em capital. Ajuda a pagar o aluguel, os funcionários”, comenta. Para ele, o ideal seria que a liberação fosse até as 23h.

Apesar das mudanças, que preveem autorização para término de competições esportivas profissionais após as 22h — desde que não tenham público e que os times voltem direto para casa ou para o hotel —, o toque de recolher permanece das 22h às 5h. Após esse horário, apenas pessoas que fazem parte de serviços essenciais, que estejam voltando para o domicílio ou procurando atendimento hospitalar e farmacêutico podem estar na rua.

Apesar da demanda reduzida nesse período, o Governo do Distrito Federal (GDF) informou que a frota de ônibus circula normalmente e sem alteração de horário. Já carros particulares ou de aplicativo estão autorizados a circular, mas só com transporte de passageiros que estejam em um dos itinerários permitidos. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) afirma que, durante as abordagens das equipes de policiamento e fiscalização nas operações referentes ao toque de recolher, os agentes orientam os motoristas a se dirigir para casa — ou ao trabalho, se for o caso.

Filipe Freitas, 23, subchefe do bar e restaurante Bla’s, na 406 Norte, está animado para ver os resultados após a ampliação. Ele conta que o local teve de se adaptar às restrições e registrou prejuízos, mas espera que o fluxo de clientes melhore. “O movimento ainda está muito devagar, comparado ao período de antes do fechamento, quando as coisas voltavam a dar certo”, relata. “Temos medo de acontecer a mesma coisa que houve durante a primeira suspensão de atividades deste ano. O restaurante estava pronto, com estoque planejado, mas acabamos ficando com dinheiro parado.”

Acompanhamento

À noite, por ser terça-feira, os estabelecimentos não tiveram aumento considerável da clientela. O cantor Cleyton Alessandro Ferreira, 21, aproveitou para sair com o amigo Thiago Rocha, 36. Ele esteve em um bar na quadra 105 do Sudoeste. O jovem acredita que a ampliação no horário de funcionamento terá efeitos positivos. “A redução faz com que as pessoas se aglomerem nos espaços para aproveitar até as 19h. Com essas duas horas, há possibilidade de ter um fluxo melhor e sem gente aglomerada. Aqui (no bar) está tranquilo, tem bastante fiscalização, mas há outros lugares que podem estar mais cheios”, avalia o morador de Águas Claras.

Para o analista de sistemas Geraldo Magela Ferreira, 56, o horário estendido até as 21h é necessário para “fazer a economia girar”. “Moro aqui perto (do estabelecimento no Sudoeste). Sempre que possível, chamo um amigo para abstrairmos um pouco, conversar e fazer a comida chegar na mesa de quem precisa. É uma transferência de renda que vai garantir o emprego e o sustento de várias pessoas”, pondera o morador do Cruzeiro.

Para o infectologista Hemerson Luz, a taxa de transmissão abaixo de 1 mostra que as medidas restritivas e o andamento da vacinação surtiram efeito. Isso, segundo ele, abre espaço para ampliar o horário de funcionamento de bares e restaurantes ou até para outras flexibilizações. “Mas sempre seguindo todas as medidas para prevenção da covid-19. Temos de acompanhar os números da pandemia, principalmente quanto à ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) e ao avanço do número diário de casos, porque isso pode nos indicar a necessidade de voltar às restrições”, comenta. “Lembrando que toda aglomeração deve ser evitada e que o uso da máscara deve continuar, inclusive para quem foi vacinado”, ressalta o médico.

Ver mais

Brasília

Pfizer antecipará entrega de 2 milhões de doses de vacina para o Brasil, diz ministro da Saúde

Publicado

dia

Primeira remessa de 1 milhão de doses acontece em abril e as demais ao longo de maio e junho

BRASÍLIA— O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira a antecipação de 2 milhões de doses da vacina da Pfizer para o primeiro semestre. A previsão é de que 1 milhão de doses cheguem já em abril, segundo informou sua assessoria, e as demais ao longo de maio e junho.

Cronograma divulgado em março pela pasta previa a entrega de 13,5 milhões de doses em maio, que seriam o lote total de entregas do primeiro semestre. Agora, com a antecipação de 2 milhões de unidades, o Brasil totalizará 15,5 milhões de doses do imunizante da Pfizer até junho.

— Uma boa notícia é justamente a antecipação de doses da vacina Pfizer, fruto de uma ação direta do presidente da República Jair Bolsonaro com o executivo principal da Pfizer, que resulta em 15,5 milhões de doses da Pfizer já no mês de abril, maio e junho— anunciou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento no Palácio do Planalto.

O Ministério da Saúde tem um contrato para aquisição de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer, mas a maior parte deve ser entregue apenas no segundo semestre deste ano.

Além do ministro, participaram do pronunciamento o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG); o deputado federal Luizinho (PP-RJ), que representou o presidente da Câmara, Arthur Lira, devido à morte do deputado federal Schiavinato (PP-PR); e a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fontana, que chefiará a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. Na véspera, foi anunciado que o ministro participaria uma entrevista coletiva. Ao final da sua fala, no entanto, não foram permitidas perguntas dos jornalistas.

O pronunciamento ocorreu após a segunda reunião do comitê criado para organizar o combate à pandemia no Brasil. A reunião contou também com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

O comitê, criado no mês passado, é formado por Bolsonaro, Lira e Pacheco, além de um representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Queiroga atua como secretário-executivo.

O deputado Luizinho criticou a distribuição de doses de vacina feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no âmbito do consórcio Covax Facility. Segundo ele, a OMS tem priorizado países com situação de menor gravidade em comparação com o Brasil.

— Abrir os olhos da OMS que no programa Covax Facility tem deixado o Brasil de lado. A OMS privilegiou países que não têm a pandemia e a circulação viral que Brasil tem— disse.—  Em 31 milhões de doses enviadas pelo Covax Facility, somente 2,2 milhões chegaram às Amércias, e ao nosso país chegou cerca de um milhão de doses. Precisamos que a OMS entenda a relevância e a importancia do acolhimento aos brasileiros.

A crítica foi endossada pelo ministro Marcelo Queiroga, no entanto, o Brasil foi um dos últimos países a aderir ao consórcio. A lei que autorizou a adesão à aliança global foi sancionada somente em março de 2021. Além disso, o país optou por uma cobertura mínima no consórcio, que prevê quantidade de doses relativa à 10% de sua população, quando poderia ter escolhido uma remessa referente a até 50% dos brasileiros. Após assumir a pasta, o ministro Marcelo Queiroga tem tentado por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) ampliar a participação do país no Covax Facility.

Ver mais

Brasil

Deputado vai ao MPF contra TikToker que ensina crianças a ‘glorificar’ satã

Publicado

dia

Perfil utilizou filtro da personagem Elsa, de Frozen, para compartilhar mensagens deturpadas

Os vídeos em que um homem utilizando filtro que simula a personagem Elsa, do desenho animado Frozen, com simbologia satânica e sugerindo a crianças a prática de crimes seguem gerando polêmica. O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), da Câmara Legislativa do Distrito Federal, protocolou um pedido de investigação no Ministério Público Federal (MPF) contra o autor das gravações.

Além de solicitar a remoção dos vídeos das redes sociais, o parlamentar quer ainda apurar uma “suposta prática criminosa de perturbação de menores e de incitação à prática de furto”.

Para o deputado, é “indiscutível que esses vídeos no mínimo causam um desconforto, medo, terror e que possuem mensagens que induzem menores à prática de infração penal, o que configura crime, segundo o nosso ordenamento jurídico penal”.

A gravação, feita por meio do aplicativo TikTok e compartilhada no Instagram por um youtuber de São Paulo, beira a prática de crime, segundo investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do DF. Com linguagem infantil e voz anasalada, o autor do vídeo passa uma mensagem que insinua conteúdos satanistas.

O autor dos vídeos, identificado como o humorista Henry Walnut, do canal Henrytado, registrou ocorrências policiais em São Paulo, após, segundo ele, sofrer ameaças de morte em razão da disseminação das imagens. A rede social TikTok ainda não se manifestou sobre uma possível exclusão do perfil dele da plataforma.

 

Ver mais

Hoje é

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Publicidade

Disponível nosso App

Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade

Viu isso?