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PIX reforça startups na luta pelo fim da burocracia do setor financeiro

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Sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central vai permitir transações mais ágeis e baratas, o que vai impulsionar o mercado de fintechs

PIX: plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central permite transações 24 horas por dia (Victor Prilepa/Exame/Getty Images)

As startups brasileiras do setor financeiro poderão ser beneficiadas pelo PIX. A plataforma de pagamentos instantâneos que deverá começar a funcionar em outubro, conforme anunciado pelo Banco Central (BC), dará um novo fôlego para as fintechs que tentam resolver um dos principais problemas do setor de finanças do Brasil: a burocracia.

Segundo o BC, quase mil instituições financeiras já se cadastraram para operar com o novo sistema de pagamentos. São bancos tradicionais, startups e cooperativas de crédito. É possível que mais instituições passem a utilizar o PIX nos próximos meses, quando o BC abrir uma nova janela de cadastramento de interessados na plataforma.

Rovai também lembra que o PIX reduz os custos transacionais. “Talvez fique ais difícil para um grande banco justificar os 15 reais cobrados para enviar dinheiro de uma conta para outra”, afirma. Segundo estimativas da EXAME, as perdas com receitas em taxas de DOC e TED pode chegar a 2% dos lucros totais dos grandes bancos.

Ajudar a transformação digital do setor financeiro era um dos objetivos do Banco Central. Em entrevista Patrick Hruby, presidente do Grupo Movile, que controla empresas como iFood, Sympla e PlayKids, elogiou o trabalho do BC pois “envolveu a indústria no processo” de criação do PIX.

“Essa nova forma de inovação abre muitas possibilidades. Mas, como toda nova tecnologia, ela precisa entrar em prática para o mercado sentir para onde ela vai nos levar”, afirmou Hruby. “O PIX deve beneficiar os consumidores com mais opções de pagamentos e os pequenos empresários, que terão acesso a soluções mais específicas.”

A Movile tem a sua própria fintech que deve aproveitar as vantagens do PIX. Fundada em 2013, a Zoop recebeu 18,3 milhões de dólares da Movile em um aporte realizado em março de 2018. O plano era permitir que as soluções para meios de pagamento da startup pudessem beneficiar todas as outras empresas do grupo.

Com cerca de cerca de 1 mil clientes, a Zoop criou soluções de pagamento utilizadas em um universo de mais de 250 mil usuários finais – como lanchonetes e restaurantes do iFood que utilizam a plataforma de pagamentos dentro do aplicativo de delivery de refeições. Para ganhar dinheiro, a fintech é remunerada por cada transação realizada.

Segundo Alessandro Raposo, diretor de estratégia do Zoop, o PIX presenteia as startups com uma nova forma de transacionar dinheiro, o que aumenta a oferta de serviços que pode ser disponibilizada para os parceiros comerciais. “O PIX traz uma democratização dos serviços financeiros para atender uma gama maior de clientes com a criação de novos modelos de negócios”, afirma.

Startups que já operam com transações 24 horas por dia também ganharão vantagens com a nova tecnologia. É o caso da PicPay. “Vai ficar muito mais fácil colocar dinheiro dentro do PicPay. E tirar também”, afirma Gueitiro Genso, diretor geral da startup fundada em 2012 e que já tem 24 milhões de usuários e que estima que irá movimentar 25 bilhões de reais em 2020.

Genso explica que o novo sistema de pagamentos do Banco Central vai beneficiar as startups porque irá fornecer uma infraestrutura completa de conexões para pagamentos. “Todo o ecossistema de pagamentos já vai começar com esta etapa resolvida. As startups poderão se dedicar ao que realmente importante, que é a experiência do usuário”, afirma.

O PIX foi criado como uma ferramenta para tornar mais simples, rápida e barata a movimentação de dinheiro entra contas bancárias. A ideia é que o dinheiro seja movimentado em questão de segundos, 24 horas por dia, durante todos os dias do ano ao custo de centavos por transação financeira realizada. Algo bem diferente do que acontece nas transferências por DOC e TED.

O uso de tecnologias como QR Code deve impulsionar acelerar essa digitalização do mercado. De acordo com a consultoria Roland Berger, com o PIX, “abre-se espaço para uma revolução no mercado de pagamentos que, embora de forma silenciosa, teve o seu início com a covid-19”. Entre 2017 e 2020, os pagamentos por QR Code nos aplicativos Ant Financial e WeChat subiram de 7% para 69% na China.

A segurança é outro ponto. “É um mecanismo que também vai deixar mais seguras as transferências de dinheiro entre as contas”, afirma Marcus Quintella, coordenador do MBA de empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas. Ele explica, porém, que é preciso ter cautela para analisar os benefícios desta novidade, já que ela ainda terá que ser implementada pelas instituições.

 

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WhatsApp: Índia pede que aplicativo cancele mudança nas regras de privacidade

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Para a alta corte indiana, nova política de privacidade não deveria ser obrigatória

WhatsApp: o aplicativo adiou sua nova política de privacidade para maio (Filip Radwanski/SOPA Images/Getty Images)

O governo indiano pediu para que o WhatsApp anulasse sua nova política de privacidade que gerou polêmica nas últimas semanas.

Usuários do aplicativo de mensagens vêm recebendo um aviso de uma nova política que torna obrigatório o compartilhamento de dados com o Facebook e suas subsidiárias. Dados como número de telefone, endereço IP, informações do dispositivo e dados sobre as interações com outros contatos seriam partilhados.

A reação do público foi tão gigantesca que concorrentes do aplicativo, como o Signal e o Telegram, receberam milhões de instalações. Entre os dias 6 e 10 de janeiro, eles receberam mais de 15 milhões de novos usuários.

O Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação enviou uma carta ao CEO do WhatsApp, Will Cathcart, com um pedido para revogar a política proposta. O ministério também pediu para “respeitar a privacidade das informações” e a “segurança de dados dos usuários indianos” e enviou um questionário para entender mais sobre a coleta.

A carta foi enviada um dia após um embate judicial em Delhi. Para a alte corte indiana, os usuários têm o direito de não aceitar as novas diretrizes.

Já os representantes do WhatsApp e do Facebook disseram ao tribunal que o argumento da corte não era sustentável. De acordo com eles, as mensagens privadas ainda continuariam criptografadas, e a mudança só afetaria conversas com uma empresa.

Na última sexta-feira (15), o WhatsApp até adiou a nova política para evitar mais repercussão. Agora, ela só será obrigatória a partir do dia 15 de maio.

“Ouvimos de várias pessoas quanta confusão estava em torno da nossa atualização mais recente. Existe muita desinformação causando preocupação e queremos que todos entendam nossos princípios e fatos”, disse a companhia em uma publicação em seu blog oficial.

A Índia é o maior mercado de aplicativos do mundo, com 400 milhões de usuários, então deve-se esperar que o posicionamento do governo preocupe o WhatsApp.

 

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Novo notebook da Dell tem 15 horas de duração de bateria

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Com mercado em alta no mundo, Dell renova linha de notebooks no Brasil

Dell Inspiron 13 5000: aparelho tem versões com preços a partir de 6.700 reais (Dell/Divulgação)

A Dell anunciou hoje os novos modelos de notebooks da linha Inspiron 13 5000. Os aparelhos chegam ao mercado com diferentes opções de configuração e podem chegar a ter processador Intel Core i7, 8 GB e 512 de espaço em SSD (unidade de memória mais veloz do que o HD comum).

Em todas as versões, o notebook tem revestimento de alumínio e tela de 13 polegadas com resolução Full HD, que está acima da resolução HD e abaixo da 4K.

Na configuração com processador Intel Core i5, a Dell promete duração de bateria de até 15 horas de uso. Segundo a empresa, os testes foram feitos em laboratório com o uso de aplicativos de produtividade usados normalmente pelos usuários (como o pacote Microsoft Office).

Menos de três meses depois do lançamento global, a Intel traz ao país a nova linha de processadores da família Tiger Lake, que estão presentes nos notebooks da Dell e são os responsáveis pelos ganhos de desempenho computacional e eficiência de energia em relação a gerações passadas dos aparelhos da linha Inspiron.

Os notebooks Dell Inspiron 13 5000 contam com conexões HDMI, USB (3.2), USB Type-C e leitor de cartão de memória microSD. Os produtos também podem ter a memória Optane de 32 GB, da Intel, que acelera a velocidade de laptops.

A Dell não informou se os notebooks serão vendidos em redes de varejo, mas eles já estão disponíveis na sua loja online oficial. Veja os preços sugeridos de cada modelo:

  • Processador Intel Core i5 e 256 GB de memória: R$ 6.679
  • Processador Intel Core i5 e 512 de memória + Optane: R$ 7.218
  • Processador Intel Core i7 com 512 GB + Optane: R$ 7.729

O boom no mercado de notebooks

O mercado global de computadores cresceu em 2020. No terceiro trimestre, a consultoria Canalys estima que as vendas subiram 13%, marcando a maior alta da última década. O quarto trimestre foi ainda melhor. O crescimento registrado foi de 25% em relação ao mesmo período em 2019. Foram vendidas 90,3 milhões de unidades no mercado mundial entre outubro e dezembro.

Canalys estimates (sell-in shipments), PC analysis, January 2021 - Global PC shipments 2010 to 2020

No ano, o crescimento do setor foi de 11%, sendo o maior crescimento registrado desde 2010. No total, foram vendidas 297 milhões de unidades. Os notebooks puxaram o crescimento. A consultoria estima que 235,1 milhões desses aparelhos eram laptops, uma alta de 25% em relação a 2019.

O momento é bom para a Dell. Resta saber se a maioria dos consumidores já comprou um novo notebook ou se o novo lançamento chegou a tempo.

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E-commerce já tem 600 empresas no Brasil, mostra mapeamento inédito

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Crescimento das vendas pela internet impulsiona a criação de novos negócios que oferecem diferentes serviços para o varejo online

Centro de distribuição do Magazine Luiza: a pandemia levou a um crescimento recorde das vendas pela internet no Brasil (Germano Lüders/Exame)

O mercado de comércio eletrônico brasileiro já é atendido por quase 600 startups e empresas, que oferecem os mais diversos serviços em diferentes áreas de atuação. O dado faz parte do estudo Scape Report E-commerce 2020/2021, produzido pela Pipeline Capital, consultoria especializada em operações de fusão e aquisição e captação de investimentos no setor de tecnologia.

O estudo traz um mapeamento inédito das principais empresas que atuam no comércio eletrônico no Brasil, em diferentes áreas. São ao todo 598 empresas identificadas em nove categorias.

A maior delas é a categoria de marketing e vendas, com 168 empresas (28% do total) – incluindo desde agências de marketing digital e plataformas de gestão de clientes (CRM) a serviços online de comparação de preços e empresas que oferecem programas de fidelidade.

Também foram mapeadas no estudo empresas das áreas de implementação e plataformas de e-commerce, meios de pagamento, marketplaces, gestão das operações, logística, atendimento a clientes, segurança e suporte.

O crescimento das vendas pela internet no país tem impulsionado o surgimento de um número crescente de empresas para oferecer diferentes serviços para varejistas que apostam cada vez mais no canal digital.

No primeiro trimestre de 2020, as vendas pela internet tiveram crescimento recorde e movimentaram 38,8 bilhões de reais, um volume 47% maior do que no mesmo período de 2019. Os dados são da consultoria Ebit Nielsen. O número de pedidos cresceu 39%, somando 90,8 milhões de transações.

O crescimento foi puxado, naturalmente, pelo fechamento do comércio de rua na fase mais aguda da quarentena durante a pandemia do novo coronavírus. Como alternativa, as pessoas passaram a fazer mais compras pela internet. Mas a digitalização das vendas tende a continuar.

“O e-commerce brasileiro passa hoje pela sua maior diversificação desde as primeiras operações em meados dos anos 1990, como o estudo Scape Report de E-commerce deixa claro”, diz Pyr Marcondes, sócio da consultoria.

Segundo ele, existe hoje uma pulverização dos serviços relacionados ao e-commerce e também uma alta demanda por inovação constante nos modelos de negócios das empresas que atuam no setor.

“Para 2021, todas essas tendências devem se aprofundar. Veremos nascer novos subsetores, novas plataformas internacionais vão desembarcar no Brasil e algumas novas serão criadas aqui mesmo. Deverá ser um dos setores mais promissores e pujantes da economia do país”, afirma Marcondes.

O estudo está disponível para download no site da consultoria.

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Como Steve Jobs “previu” o fim do Adobe Flash Player

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Co-fundador da Apple rejeitou o padrão desde 2010, por considerá-lo obsoleto

Jobs: Flash servia bem para computadores, mas não para dispositivos touch (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Apesar do encerramento do suporte — e das atividades — do padrão terem fim recente, Steve Jobs já o rejeitava desde 2010 por considerá-lo obsoleto. Em uma carta aberta publicada no site da Apple em abril do mesmo ano, chamada “Thoughts on Flash”(Pensamentos sobre o Flash), o executivo da Apple afirmava que o Flash havia sido desenvolvido para computadores que usavam mouse e que, por isso, não via razão para adotá-lo em iPhones ou iPads.

Na época, a Adobe não ficou nada feliz com a declaração de Jobs — e as ações da companhia caíram 3% após a declaração de Jobs.

Contudo, anos depois, Bob Burrough, co-cirador do iPhone, afirmou que Steve Jobs não negou o uso do Flash de antemão, mas chegou a testar o Flash para seus equipamentos em 2008. Outro fator que contribuiu para a decisão estava no fato de que a empresa  não dava o suporte necessário à Apple quando era necessário consertar problemas simples de engenharia de software. De acordo com as declarações de Burrough, Jobs lamentou a falta de uma relação próxima entre as duas companhias.

O tempo provou que Jobs tomou uma decisão inteligente. O encerramento do Flash faz sentido para a companhia e dá a vez a padrões mais novos, além de seguir a uma decisão tomada em 2017, quando Apple, Adobe, Google, Microsoft, Mozilla e Facebook concordaram em remnover o conteúdo e tecnologia Flash de seus produtos. Além disso, os principais navegadores devem remover o plug-in de suas plataformas até o fim deste mês.

 

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YouTube suspende conta de Trump citando potencial de violência

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O Youtube, que pertence ao Google, disse ainda que decidiu desabilitar os comentários do canal de Trump por tempo indeterminado

Trump fala a jornalistas antes de viajar ao Texas 12/01/2021 REUTERS/Kevin Lamarque (Kevin Lamarque/Reuters)

O YouTube removeu um vídeo publicado pela conta do presidente Donald Trump e impediu que o canal divulgue novos conteúdos por um período de sete dias. A empresa comunicou a decisão há pouco, por meio da sua conta no Twitter destinada a avisos de imprensa.

“Após revisão e à luz das preocupações sobre um potencial contínuo de violência, removemos o novo conteúdo publicado pelo canal de Donald J. Trump por violação das nossas políticas”, escreveu o YouTube. “Agora ele tem seu primeiro aviso e estará temporariamente impedido de enviar novo conteúdo por um mínimo de 7 dias.”

A empresa, que pertence ao Google, disse ainda que, devido a preocupações com violência, decidiu desabilitar a seção de comentários do canal de Trump por tempo indeterminado.

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O que é a rede social Parler, usada por adoradores de Trump

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Banida das lojas de aplicativos após invasão no Capitólio, rede social era opção predileta da direita radical

Parler: a rede social recebeu quase 1 milhão de instalações após eleição de Joe Biden (Jaap Arriens/NurPhoto/Getty Images)

Após a invasão feita por apoiadores de Trump no Capitólio em Washington, nos Estados Unidos, na última quarta-feira (6), e o banimento do presidente Donald Trump das redes sociais, as atenções se voltaram para o aplicativo Parler, uma rede social parecida com o Twitter.  Favorita dos trumpistas, a rede social foi essencial para organizar o ataque que tentou impedir a confirmação da vitória do democrata Joe Biden e virou refúgio para os apoiadores de Trump diante da postura mais ativa das redes sociais de bloquear mensagens que incentivam a violência ou promovem a desinformação.

Junto com o banimento de Donald Trump em diversas redes sociais, não demorou para que as gigantes Google, Apple e Amazon se manifestassem contra o aplicativo que poderia potencialmente influenciar mais um tumulto — desta vez, na posse de Joe Biden, que acontecerá no dia 20 de janeiro.

Hoje (11), o aplicativo foi banido das lojas de aplicativos da Apple e do Google. A Amazon anunciou que não forneceria seus serviços de computação em nuvem para a rede. O CEO do Parler, John Matze, afirmou em sua última postagem na rede que o aplicativo “provavelmente ficará inativo por mais tempo do que o esperado” por conta de fornecedores “abandonando” o Parler.

Mas, afinal, o que é a rede social que, para muitos, apareceu tão rápido quanto desapareceu?

O que é o Parler

Parler é uma rede social semelhante ao Twitter, descrita como uma “plataforma de comentários e notícias sociais”. Ela ganhou atenção de apoiadores de Donald Trump, extremistas, conservadores e fãs de teorias da conspiração por se anunciar como um aplicativo que “apoia a liberdade de expressão”. Na realidade, a falta de moderação torna o aplicativo um espaço perfeito para a divulgação de fake news e desinformação.

Em novembro, postagens feitas por Trump no Twitter afirmando que a eleição havia sido fraudada pelo Partido Democrata foram sinalizadas como potencialmente falsas pelos moderadores da rede social. Uma análise do New York Times apontou que 15 das 44 publicações do presidente receberam algum tipo de marcação.

Em postagem, o Twitter afirmou ter marcado cerca de 300.000 tuítes de diversos usuários sobre as eleições como potencialmente enganosos.

Restrições como estas, que também aconteceram no Facebook, tornaram o Parler o refúgio de adoradores do presidente americano. De acordo com informações do The Verge, o aplicativo recebeu quase 1 milhão de downloads entre os dias 3 e 8 de novembro, durante a semana da eleição nos Estados Unidos.

Como é o conteúdo do Parler

Em poucos meses, a rede social se tornou um espaço repleto de mensagens que destilam misoginia, xenofobia, racismo, anti-semitismo e, principalmente, ódio aos democratas americanos.

“Acabe com isso, Senhor Presidente. Julgue, enforque ou atire neles publicamente. Os traidores, ladrões e pervertidos que deixaram nosso abençoado país como refém”, publicou o usuário IMPatriotRU.

“Para todos os democratas: isso não é um videogame. Existem muitos veteranos que vão gostar de dar um tiro em seus cérebros. Muitos de nós mal podem esperar por isso. Pensei que gostariam de saber”, escreveu o usuário Josephcarson607.

Na semana após a invasão ao Capitólio, muitos usuários começaram a falar sobre um apagão nacional que seria divulgado pelo presidente Donald Trump através do sistema de transmissão de Emergência nos Estados Unidos. Não há nenhum indício que a informação seja verdadeira.

A postagem do usuário linwood sobre o apagão foi vista por mais de 700 mil usuários antes do aplicativo ser banido. Nele, ele escreve: “Nós temos um homem de coragem e fé no comando. Ele estará no comando por mais 4 anos de acordo com o Estado de direito”.

O Parler é usado no Brasil?

O presidente Jair Bolsonaro também é usuário da rede social desde julho de 2020 junto com seu filho, o senador Flávio Bolsonaro.

 

De acordo com a Bloomberg, no mês que ambos anunciaram sua presença na rede social, metade das instalações do aplicativo foram de brasileiros. O nome de usuário do presidente pode ser encontrado facilmente em sua descrição no Twitter.

Bolsonaro anunciando Parler no Twitter

Agora, com o banimento do aplicativo na App Store e na Google Play Store, fica inconclusivo para onde os apoiadores de Trump e Bolsonaro irão migrar. Algumas redes sociais menos conhecidas, como o Minds, MeWe, Gab e até o aplicativo de mensagens Telegram vêm sendo promovidos por usuários como possíveis opções.

 

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quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

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