Nossa rede

Brasília

Pista exclusiva do BRT no Túnel de Taguatinga passa por impermeabilização

Publicado

dia

Trecho de 1.060 metros de extensão também está sendo compactado e, em uma das extremidades da obra, são preparados os pilares para a construção da rampa do BRT

A pista exclusiva do BRT que abrange o Túnel de Taguatinga está sendo preparada. Em meados de maio, foram iniciados os trabalhos de impermeabilização e compactação da pista que passará pelo boulevard e de fundação da rampa do BRT a ser erguida na laje de fundo, próximo à Feira dos Importados da região administrativa. Ao todo, serão 1.060 metros de extensão.

Trabalhos de impermeabilização e compactação da pista exclusiva para o BRT no Túnel de Taguatinga são fundamentais para preparar o terreno para a pavimentação | Fotos: Renato Araújo/Agência Brasília

O trabalho é feito em partes. Dos 13 mil metros quadrados de laje a serem impermeabilizados na parte inicial da obra, a cargo da empresa Trier, 4 mil metros quadrados já foram feitos. O processo consiste na limpeza da cobertura, aplicação do primer (espécie de tinta preta com cola que dá aderência para as placas de manta asfáltica) e da proteção mecânica para ser feita a cobertura com a manta asfáltica.

“Depois desse concreto de proteção, fazemos o reaterro, em que você regulariza o fundo e faz a compactação a partir do lançamento da terra que sai da escavação invertida, espalha o material, corrige a umidade e fecha o trecho”, explica o engenheiro da Trier, Renis Candido Lima.

Fundação da rampa do BRT a ser erguida na laje de fundo, próximo à Feira dos Importados | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A compactação é feita em camadas de 20 centímetros em 20 centímetros. Aproximadamente 160 metros já contaram com o serviço. Os dois tipos de trabalho são fundamentais para a preparação do terreno para que seja iniciada a pavimentação do piso do BRT, que será em concreto rígido.

Rampa do BRT

Na outra extremidade da obra do Túnel de Taguatinga, é feita a fundação da rampa do BRT. Estão sendo erguidos blocos e pilares de sustentação. “Estamos ali fazendo a fundação do viaduto onde terá acesso o BRT. Vamos iniciar os pilares para, assim, poder liberar a avenida Samdu e atacar os trabalhos de terraplanagem”, revela o mestre-geral da obra da empresa Eterc, Carlos Miguel Sidreira.

O BRT que passará pela laje do Túnel de Taguatinga integra o projeto do Corredor Eixo Oeste, composto por 38,7 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público em vias do DF, fazendo a ligação entre o Plano Piloto e o Sol Nascente/Pôr do Sol. Além do Túnel de Taguatinga, fazem parte trechos da Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG), Estrada Parque Setor Policial Militar (ESPM) e Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).

Brasília

Governo entrega as primeiras escrituras do Desenvolve-DF

Publicado

dia

Por

Previsão da Terracap é de conceder o documento a mais 97 empreendimentos. Novo modelo de negócios tem foco na segurança jurídica e na geração de empregos

O governador Ibaneis Rocha entregou, na noite desta terça-feira (28), as três primeiras escrituras do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (Desenvolve-DF), em cerimônia na sede da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit).

“Esse investimento é a prova de nosso respeito pela cidade, da nossa amizade pelos empresários desta cidade e pela população”Governador Ibaneis Rocha

O Desenvolve-DF foi criado em 2019, regulamentado em 2020 e teve o edital lançado no ano passado. Com o programa, empresários têm acesso aos terrenos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) por meio da licitação pública da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), com taxa menor que a das concessões ordinárias, a partir do compromisso da concessionária de geração e manutenção de empregos no imóvel.

As concessões vão variar de cinco a 30 anos, prorrogáveis por mais 30. A escolha do prazo de duração dos títulos será feita pelos empresários. Além das três concessões entregues nesta terça, 97 outras ainda serão concedidas. Estas dependem da aprovação de viabilidade por parte da Terracap.

 A entrega das escrituras, na noite desta terça (28), ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit) | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Ibaneis Rocha disse que, nos quatro anos de sua gestão à frente do GDF, Taguatinga terá recebido R$ 600 milhões em obras realizadas. “Esse investimento é a prova de nosso respeito pela cidade, da nossa amizade pelos empresários desta cidade e pela população”, destacou o governador. Ele prometeu atender a uma reivindicação antiga da Acit, que é a concessão de uso do terreno onde foi construída a nova sede da entidade. “Será uma concessão de 30 anos para que vocês possam instalar aqui todos os projetos previstos”, afirmou.

Já o diretor de Regularização da Terracap, Leonardo Mundim, destacou o ineditismo do Desenvolve-DF na agência. “É (um programa) muito alvissareiro, porque é um programa de concessão de terrenos públicos, tendo um preço público mensal módico e um prazo de carência de implantação de 24 meses, com contrapartida necessária de geração de emprego e renda”, explicou Mundim.

O gestor disse, ainda, que a entrega das escrituras representa um novo modelo de programa de desenvolvimento que vai substituir aqueles que não funcionam mais. “O Desenvolve-DF é um programa em que não há transferência do patrimônio público para o particular, entretanto o poder público vai apoiar com o terreno a realização de empreendimentos novos ou a melhoria dos já existentes”, afirmou. Segundo Mundim, empresas de todos os tamanhos podem ser beneficiadas pelo Desenvolve-DF, sendo que as micro e pequenas têm desconto de 10% no preço público.

O presidente da Associação Comercial de Taguatinga, Justo Magalhães, destacou a atuação do GDF em Taguatinga. “O governador Ibaneis Rocha cumpriu todos os compromissos assumidos com Taguatinga”, afirmou Magalhães.

A empresária da construção civil Aquila Zei foi uma das que receberam a escritura. “Graças ao Desenvolve-DF, podemos receber hoje o nosso imóvel para darmos prosseguimento ao trabalho. Algumas empresas esperam há 20 anos por essas escrituras. É maravilhoso”, disse a empresária.

Ver mais

Brasília

GDF publica decreto que aprova o Setor Alto Mangueiral

Publicado

dia

Por

A norma será publicada na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal (GDF) aprovou, por decreto, a criação do Setor Alto Mangueiral, novo projeto urbanístico de parcelamento de solo em São Sebastião. A norma será publicada na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A aprovação não incide na cobrança da Outorga Onerosa de Alteração de Uso (Onalt), autorização que permite a alteração do uso do solo. No entanto, segundo o decreto, há possibilidade de ressalva caso haja alteração de uso ou das atividades nas unidades imobiliárias que compõem o parcelamento aprovado.

O decreto segue as decisões do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) que haviam aprovado o novo parcelamento. O projeto é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) e da Associação dos Mutuários do Planalto Central (ASSMPC).

Em uma área de interesse social de 110,41 hectares, serão 61 lotes e 7.004 unidades habitacionais com capacidade para uma população máxima de 23.113 habitantes. Estão previstos espaços para comércio, equipamentos públicos, área verde e alamedas sombreadas para a circulação de pedestres e ciclistas.

Os documentos urbanísticos estarão disponíveis no site da Seduh, no prazo máximo de sete dias.

*Com informações da Seduh

Ver mais

Brasília

Governador participa da primeira reunião da nova diretoria da Fecomércio

Publicado

dia

Por

Durante a conferência, foram destacadas as ações do GDF em prol dos empresários

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou, nesta terça-feira (28), da primeira reunião da nova diretoria da Fecomércio-DF, que tomou posse no último dia 22. A conferência contou com uma apresentação do líder do Executivo destacando as ações do Governo do Distrito Federal para incentivar o empresariado local. Além disso, Ibaneis Rocha respondeu a questionamentos dos integrantes da federação sobre o setor empresarial.

“A moeda do empresário é a credibilidade. A confiança de que tudo que ele vai investir vai ter retorno. Essa é a grande moeda que nós temos que oferecer, enquanto governo”Governador Ibaneis Rocha

A reunião foi aberta pelo presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire, que iniciou dando as boas-vindas à nova diretoria e agradecendo a presença do governador, pela segunda vez no encontro. “Obrigado ao senhor por nunca deixar de atender o nosso convite. Quero agradecer ao senhor pela presença em nossa posse, que mostrou a força do empresariado no DF”, afirmou.

Ibaneis Rocha começou a fala na reunião elencando o trabalho do GDF para manter elevada a confiança dos empresários mesmo em meio à pandemia de covid-19. “A moeda do empresário é a credibilidade. A confiança de que tudo que ele vai investir vai ter retorno. Essa é a grande moeda que nós temos que oferecer, enquanto governo”, disse.

“Não estamos atrás de tributações elevadas, muito pelo contrário, desde o primeiro momento estamos diminuindo cargas tributárias”, acrescentou. Ibaneis Rocha citou o pacote de medidas lançado no ano passado pela Secretaria de Economia em parceria com outras pastas para aquecer a economia do DF e atender o empresariado durante a crise.

Ibaneis Rocha destacou ações do GDF para incentivar o empresariado local e respondeu questões dos integrantes da Fecomércio | Foto: Kleber Lima/ Divulgação Fecomércio

Além das medidas econômicas, o governo estimulou o setor empresarial ao investir na infraestrutura da cidade. A exemplo de grandes obras como o Túnel de Taguatinga, as reformas da W3 Sul, do Setor Hospitalar Sul, do centro de Taguatinga e do Setor Comercial Sul, a construção dos viadutos do Recanto das Emas, do Setor Policial e do Sudoeste e a duplicação da DF-140.

“Tiramos da prancheta muitos projetos que estavam parados há anos, como foi citado pelo presidente José Aparecido, como o Túnel de Taguatinga. São mais de 20 anos de espera. Uma obra que não só vai revitalizar o centro de Taguatinga, mas vai criar uma nova via produtiva para o DF”, destacou.

“Brasília hoje tem uma visão e uma perspectiva de que está em crescimento. Todos os locais que você anda têm grandes obras de infraestrutura que estão fazendo com que a cidade se modernize”, completou o governador.

Para Ibaneis Rocha, a duplicação da DF-140, além de resolver o problema do trânsito do Jardim Botânico, vai estimular os setores imobiliário, de comércio e de bens e serviços. “Ali, talvez, seja o último grande polo de desenvolvimento habitacional e de serviços que nós temos no DF. Uma região extremamente valorizada e que vai se valorizar cada vez mais com a duplicação da DF-140 e a construção dos viadutos de saída do Jardim Botânico”, falou.

“O que quero resumir é dizer que Brasília está em franco desenvolvimento e a prova maior disso é quando você abre um jornal e vê que mesmo num período pós-pandemia, onde muitos se resguardam em investimentos, os empresários do DF voltaram a investir e investir pesado”, afirmou Ibaneis.

“Estamos tendo mês a mês a diminuição dos índices de desemprego da nossa cidade. Isso nos alegra muito, porque mostra que o empresariado está com o nível de segurança elevado. Contratando, reabrindo”, acrescentou.

O presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire, agradeceu ao governador por participar pela segunda vez em uma posse da entidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dúvidas e sugestões

Após a explanação, o governador respondeu aos questionamentos dos empresários sobre temas como a atualização da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), a necessidade de estacionamentos na cidade e a extensão de atividades de saúde para o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), além de elogios em relação a ações como a reforma da W3, que, segundo os empresários, reviveu o comércio da área, e o início das obras no Setor Comercial Sul.

O presidente da Fecomércio aproveitou a oportunidade para sugerir um novo programa ao GDF, a exemplo de iniciativas de sucesso como o Cartão Material Escolar e Cartão Gás. “Sugiro fazer um estudo sobre o Cartão Medicamento. Poderíamos credenciar 1,5 mil farmácias, o que desoneraria essas críticas para o governo”, propôs.

 

Ver mais

Brasília

GDF ganha reforço de 96 novos servidores públicos

Publicado

dia

Por

Cerimônia no Palácio do Buriti marcou a posse de 35 funcionários do SLU e a assinatura do decreto de nomeação de 61 concursados das secretarias de Desenvolvimento Social; de Justiça e Cidadania; e da Mulher

O Governo do Distrito Federal receberá o reforço de 96 servidores públicos. Novos funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) tomaram posse no cargo nesta terça-feira (28). Em cerimônia realizada no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha também assinou os decretos de nomeação dos aprovados nos concursos públicos das secretarias de Desenvolvimento Social; de Justiça e Cidadania; e da Mulher.

“Quero parabenizar todos os servidores e dizer que confiamos muito em cada um de vocês”, afirmou o governador. “Vamos continuar trabalhando para valorizar o funcionário público e fornecer à população do Distrito Federal o melhor atendimento possível”.

Durante a cerimônia de posse e de nomeação , o governador Ibaneis Rocha afirmou que o GDF continuará “trabalhando para valorizar o funcionário público e fornecer à população do Distrito Federal o melhor atendimento possível” | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Ibaneis Rocha aproveitou a cerimônia para celebrar o bom resultado do trabalho em assistência social no DF. “Nossos programas ajudam milhares de pessoas a superarem situações de dificuldade. Cuidar da área social é uma das principais missões de um governo”.

Durante seu discurso, o presidente do SLU, Silvio de Morais Vieira, relembrou que o certame de 2019 foi o primeiro realizado em 30 anos. “Demos posse para 50 profissionais no ano do concurso e, agora, damos posse para mais 35”, comentou. “Preciso agradecer por todo apoio e carinho que o governador tem tido com a nossa categoria”.

“O governador tem dado prioridade para o tema. Pegamos a pasta com pouco mais de 1.100 servidores e, em dois anos, nomeamos quase 1 mil novos funcionários públicos. Tudo voltado para melhorar o atendimento da população”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

Foram nomeados profissionais de administração (3), biologia (1), jornalismo (2), relações públicas (2), economia (2), informática (1), modernização da gestão das atividades de resíduos sólidos (3), engenharia de produção (2), engenharia ambiental (9), engenharia civil (9) e engenharia de segurança do trabalho (1). Com as novas posses, o SLU conta agora com 860 servidores efetivos. Desses, 105 foram nomeados nesta gestão.

Recém-empossada, a engenheira civil Ana Sofia Jucá, 31 anos, estava emocionada na cerimônia – foram noites em claro em busca do sonho de trabalhar no SLU. “Eu já trabalhava com gestão de resíduos. Então, quando saiu o edital do concurso, eu comecei a estudar imediatamente”, contou. “Estou muito animada”.

Decretos de nomeação

Além da posse dos 35 novos funcionários do SLU, o governador Ibaneis Rocha assinou o decreto de nomeação de outros 61 servidores públicos. Só para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foram chamados 39 colaboradores para os cargos de agente social (18), direito e legislação (4), psicologia (10) e serviço social (7).

Para a secretária da Sedes, Mayara Noronha Rocha, a pandemia trouxe maior necessidade de se dedicar às políticas de assistência social. “O governador tem dado prioridade para o tema”, garantiu. “Pegamos a pasta com pouco mais de 1.100 servidores e, em dois anos, nomeamos quase 1 mil novos funcionários públicos. Tudo voltado para melhorar o atendimento da população”.

“É um momento de felicidade para todos vocês, mas também para o governo, que em meio a todos esses descompassos da pandemia conseguiu manter a nomeação de servidores”Jaime Santana, secretário de Justiça e Cidadania

A Secretaria da Mulher (SMDF) ganhará nove servidores novos para os cargos de agente social (6), direito e legislação (1), pedagogia (1) e serviço social (1). Durante a cerimônia, a secretária Vandercy Camargos ressaltou o papel do funcionário público como elo entre o Estado e a sociedade. E celebrou o aumento de colaboradores da pasta.

“Em 2019, começamos com apenas 96 servidores. Tivemos um incremento, contando com as nomeações de hoje, de 87%”, contabilizou Vandercy. “Isso faz com que possamos, cada vez mais, efetivar nossas políticas públicas”.

Já a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) teve o decreto de nomeação de 13 novos funcionários assinado, entre agentes sociais (8), educadores sociais (3) e psicólogos (2). O secretário Jaime Santana apontou que os servidores chegam ao GDF em uma gestão cuja missão principal é cuidar de pessoas.

“É um momento de felicidade para todos vocês, mas também para o governo, que em meio a todos esses descompassos da pandemia conseguiu manter a nomeação de servidores”, afirmou. “Só na Secretaria de Justiça, foram mais de 900 funcionários nomeados de 2019 até agora”.

Assistência social como prioridade

A deputada federal Flávia Arruda parabenizou os concursados por não desistirem de seus sonhos. “Essa vitória é um esforço de cada um de vocês e de um governo que tem sensibilidade para melhorar a assistência social”, celebrou.

Para a também deputada federal Celina Leão, as políticas assistencialistas representavam um dos principais desafios desta gestão. “Houve uma verdadeira revolução na Secretaria de Desenvolvimento Social”, observou. “O Programa Prato Cheio, por exemplo, atendia apenas oito mil famílias. No mês que vem, passará a atender 60 mil”.

O deputado distrital Rafael Prudente citou o importante papel social dos novos servidores. “Fiz questão de vir hoje por conta do papel que cada um desses funcionários vai desempenhar”, disse o presidente da Câmara Legislativa. “O pessoal do SLU deixa nossa cidade cada dia mais organizada, o pessoal da Sejus cuida de quem perde seus entes queridos e daqueles cujos parentes estão envolvidos com drogas e o pessoal da Sedes garante um alimento na mesa da população carente”.

Ver mais

Brasília

Novo edital vai contratar mais 30 médicos temporários

Publicado

dia

Por

Processo seletivo, em fase de elaboração pela Secretaria de Saúde, tem o objetivo de ampliar o atendimento à atenção primária

Com a meta de reforçar a Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Secretaria de Saúde (SES) prepara edital para contratar temporariamente 30 médicos dessa especialidade. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (27), pela gestora da pasta, Lucilene Florêncio, em encontro com jornalistas.

Em encontro com jornalistas, a secretária Lucilene Florêncio anunciou novo certame para a contratação de médicos temporários | Fotos: Tony Winston/Agência Saúde

O objetivo é que os novos profissionais ampliem o atendimento à população na atenção primária à saúde. “Nós temos uma estrutura da Estratégia de Saúde da Família que tem que ser reforçada. A contratação de médicos fará com que aumente a cobertura”, ressaltou a secretária.

De acordo com o subsecretário de Gestão de Pessoas, Evillásio Ramos, o processo seletivo está em fase de elaboração e passa por procedimentos administrativos. “A previsão é que nos próximos dias o edital tenha encaminhamento”, sinalizou.

Os principais temas tratados no encontro foram cobertura vacinal da população, estruturas das unidades de saúde e os recursos humanos na rede de saúde. Sobre a vacinação, a secretária explicou que é preciso conscientizar a população da importância de se imunizar. “É necessário resgatar a cultura da vacinação no Brasil; a vacina é a arma que nós temos, e não podemos retroceder”.

A secretária lembrou que hoje a população do DF pode escolher o imunizante: “Temos 350 mil doses de vacinas e 700 mil testes para que a gente vença esse vírus”.

Quem ainda precisar completar o esquema vacinal pode ir a 122 salas de imunização espalhadas pelo DF. Na segunda-feira, mais três postos noturnos foram abertos para ampliar as possibilidades de o brasiliense se vacinar, o que totaliza 17 pontos com o funcionamento das 19h às 22h.

A secretária Lucilene Florêncio também destacou que a vacina contra a influenza já está disponível para a população. A SES conta com um estoque de mais de 500 mil doses do imunizante em 111 unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal. A única restrição é ter mais de seis meses de idade.

Em relação ao reforço de pessoal, a secretária ressaltou a realização de concurso pelo governo, no último domingo (26), a fim de contratar mais 230 médicos em 47 especialidades, além de 101 enfermeiros e 50 cirurgiões-dentistas.

A gestora da Saúde foi questionada sobre a possibilidade de aparecimento do vírus Monkeypox na região, doença popularmente conhecida como varíola do macaco. Ela explicou que, até o momento, não há casos confirmados da doença.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Ver mais

Brasília

Sessenta vagas de emprego para repositor de mercadoria nesta terça (28)

Publicado

dia

Por

Ao todo, são 158 oportunidades em diversas funções disponíveis nas agências do trabalhador do Distrito Federal

Quem está em busca de emprego poderá se candidatar às vagas disponíveis nas agências do trabalhador nesta terça-feira (28). Ao todo, são 158 oportunidades para funções distintas com salários que variam de R$ 606 a R$ 3 mil.

Destas, 60 são para o cargo de repositor de mercadoria em Águas Claras. Para concorrer, é necessário ter o ensino médio completo. A remuneração é de R$ 1.355. Outra oportunidade é para representante comercial. São 10 chances para Taguatinga, com salário de R$ 1,5 mil. Há duas exigências: experiência comprovada e ensino médio completo.

Entre outras vagas, há cinco para pessoas com deficiência para o cargo de frentista. As oportunidades são no Guará e têm salários de R$ 1.358. A escolaridade exigida é o ensino médio completo. Candidatos que ainda estão estudando no ensino superior podem concorrer ao cargo de recepcionista, na Asa Sul. Remuneração de R$ 606.

Todas as vagas oferecem benefícios além do salário. Os interessados podem cadastrar o currículo no aplicativo Sine Fácil ou, ainda, ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das vagas do dia seja atraente ao candidato, ele pode se cadastrar para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores que desejarem ofertar vagas ou, ainda, utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas, podem se cadastrar pessoalmente nas unidades e pelo aplicativo Sine Fácil. Também é possível solicitar atendimento pelo e-mail gcv@setrab.df.gov.br. Há, também, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Trabalho.

Ver mais
Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade

Viu isso?