11.5 C
Brasília
domingo, 13/07/2025

Petrobras pode fechar acordo no setor de etanol até o fim do ano, diz gerente

Brasília
céu limpo
11.5 ° C
11.5 °
10.6 °
87 %
1kmh
0 %
dom
24 °
seg
24 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
26 °

Em Brasília

São Paulo, SP (FolhaPress)

A Petrobras pode anunciar uma colaboração na área de etanol no segundo semestre de 2025, afirmou o gerente executivo de gestão integrada da transição energética da empresa, William Nozaki, nesta terça-feira (24).

“O intuito da Petrobras é firmar uma parceria para ter uma participação significativa no segmento, sem necessariamente ser a maior parte”, declarou Nozaki a jornalistas durante o evento Energy Summit, no Rio de Janeiro.

“Estamos avaliando parcerias com os principais participantes do setor que ainda têm interesse em colaborar com a Petrobras nesse campo”.

Nozaki comentou que a Petrobras não tem preferência por uma matéria-prima específica para o etanol.

“Tanto cana-de-açúcar quanto milho nos interessam, desde que sejam viáveis em termos logísticos, de custo e para a companhia”, explicou.

A Petrobras já havia mencionado que estava em negociações com diversas empresas do setor para uma possível joint venture.

Nozaki ressaltou que após a aprovação da Lei do Combustível do Futuro no ano anterior, as empresas estão avançando com cautela e monitorando as perspectivas do segmento nos próximos meses.

“Há várias empresas explorando o setor”, disse o executivo da Petrobras, mencionando também a possível elevação da mistura de etanol na gasolina.

Segundo fontes governamentais, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) discutirá um possível aumento da mistura de etanol anidro na gasolina dos atuais 27% para 30%.

Nozaki reforçou que quando a Petrobras decide entrar em um setor, o faz de forma consistente e sólida, e essa intenção se mantém para o etanol.

Além disso, o executivo afirmou que a empresa poderá anunciar novidades importantes no segundo semestre em outras áreas de biocombustíveis, como biodiesel e biometano.

Recentemente, notícias indicaram que Nozaki poderia assumir a diretoria executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, após Mauricio Tolmasquim deixar a função para integrar o Conselho de Administração da Eletrobras por indicação governamental.

O gerente disse aos jornalistas que não foi nomeado, mas admitiu que a especulação envolvendo seu nome é natural, dado seu trabalho no programa de energia do governo e sua atuação na Petrobras.

Veja Também