11.5 C
Brasília
domingo, 13/07/2025

Parlamentar inicia jornada delicada para tentar resgatar o pai em Israel

Brasília
céu limpo
11.5 ° C
11.5 °
10.6 °
87 %
1kmh
0 %
dom
24 °
seg
24 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
26 °

Em Brasília

O deputado federal do Partido Progressista, Mersinho Lucena (foto em destaque), partiu na manhã deste sábado (14/6) com destino à Arábia Saudita. Sua missão é alcançar Israel por terra em uma operação arriscada para libertar seu pai, Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa (PB), que se encontra refugiado em um bunker na capital israelense, Tel-Aviv.

O representante paraibano está tentando sozinho articular um plano para o retorno de seu pai, que está retido na área de conflito. No entanto, os detalhes de como pretende ingressar em Israel permanecem desconhecidos, já que o país está em estado de guerra direta com o Irã desde quinta-feira (12/6) e mantém suas fronteiras fechadas.

Conflito e contexto diplomático

Cícero Lucena participou de um evento internacional destinado a autoridades de nações lusófonas, realizado em Israel. A viagem de Mersinho foi feita mesmo contrariando o conselho do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, que recomenda evitar deslocamentos para áreas próximas à zona de conflito.

Este movimento coincide com um aumento das tensões militares no Oriente Médio. Na quinta-feira, Israel atacou instalações nucleares no Irã, intensificando o conflito.

Desafios geográficos e burocráticos

O deputado decidiu agir de forma independente buscando se aproximar o máximo possível da região afetada. Contudo, sua rota ainda está indefinida. A Arábia Saudita, destino inicial, não faz fronteira com Israel, dificultando a viagem.

Os obstáculos envolvem tanto barreiras diplomáticas quanto logísticas. A embaixada israelense, quando questionada, declarou desconhecer os planos do deputado e afirmou que ele não pode realizar essa tentativa no momento.

Apesar disso, Mersinho segue em busca de apoio para atravessar uma grande extensão territorial e pelo menos dois países para alcançar seu pai. A saída de Israel também seria complicada, visto que o espaço aéreo está fechado.

Prefeitos retidos em Israel

Cícero Lucena publicou um vídeo na noite de sexta-feira (13/6) do local onde está hospedado, em um campus universitário israelense, relatando que precisou se abrigar duas vezes diante de alertas de bombardeio.

Mesmo com a pressa da viagem, Mersinho tranquilizou seus seguidores nas redes sociais dizendo: “Ele está seguro e bem. Enquanto isso, continuo aqui firme no trabalho junto dos colegas no parlamento, torcendo e fazendo tudo para que ele retorne logo.”

Além do prefeito de João Pessoa, outros gestores municipais também estão presos em Israel neste momento, entre eles prefeitos de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Uberlândia (MG) e Nova Friburgo (RJ).

Veja Também