28.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/09/2025

Pagamento de indenização para famílias com vítimas da zika começa em setembro, afirma ministro

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
30.4 °
28.5 °
37 %
3.1kmh
40 %
qui
29 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
32 °
seg
33 °

Em Brasília

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, comunicou nesta quinta-feira (18/9) que a compensação de R$ 50 mil para famílias com crianças afetadas pela síndrome congênita decorrente do vírus da Zika está programada para ser entregue ainda em setembro. Além dessa quantia, que será paga em parcela única, as famílias também receberão uma pensão mensal vitalícia de R$ 8,1 mil, valor equivalente ao teto previdenciário.

“Comprometi-me a garantir que esta pensão comece a ser paga já neste mês de setembro e que o pagamento mensal tenha início em outubro”, destacou o ministro durante entrevista no programa Bom dia, ministro, da EBC.

Wolney ressaltou que solicitou rapidez à equipe de seu ministério para que os recursos sejam liberados o quanto antes, lembrando que as famílias aguardam essa reparação há uma década.

“O Estado brasileiro falhou neste processo. Primeiramente, deveria ter evitado a contaminação. Se houvesse um controle mais eficaz do mosquito, menos mães teriam sido expostas e menos crianças teriam nascido com microcefalia. Agora, passados dez anos, fica evidente a demora do Estado”, enfatizou.

“O mais importante é focar no futuro, garantir que essas famílias recebam o apoio necessário. Esta indenização é, na minha visão, uma forma oficial de reconhecimento do erro do Estado e do compromisso de reparação”, concluiu Wolney.

Desde o começo do mês, os responsáveis pelas crianças afetadas pela síndrome congênita podem solicitar a pensão especial e a indenização através do aplicativo Meu INSS ou pelo site oficial do serviço.

Veja Também