O ministro Silvio Costa Filho, responsável pelos Portos e Aeroportos, declarou nesta terça-feira (2/12) que a oposição está com ciúmes da relação do presidente Lula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No mesmo dia, Lula conversou por telefone com Trump durante 40 minutos.
A declaração do ministro foi feita em um evento em Pernambuco para ampliar a capacidade de produção da refinaria Abreu e Lima, localizada em Ipojuca. A cerimônia marcou o início das obras da segunda fase do empreendimento, com investimentos estimados em R$ 12 bilhões.
Costa Filho afirmou que a oposição está aflita e apostou na discordância entre Trump e Lula. Contudo, o ministro acredita na reeleição de Lula no próximo ano, quando o atual presidente pretende disputar a reeleição.
“Eles estão desesperados porque perderão novamente as eleições. Mais uma vez, Lula será eleito presidente da República. Eles apostaram na disputa entre Trump e Lula, mas houve uma forte química entre os dois. Agora, eles estão com ciúmes da relação entre Trump e Lula”, declarou o ministro.
Segundo informações do governo brasileiro, a conversa entre Lula e Trump foi bastante produtiva, envolvendo temas comerciais, econômicos e de cooperação contra o crime organizado.
Trump e Lula debateram a redução de tarifas comerciais.
O governo divulgou que Lula considerou muito positiva a decisão dos Estados Unidos de eliminar a tarifa adicional de 40% sobre vários produtos brasileiros, como carne, café e frutas. Além disso, salientou que ainda há outros produtos tarifados que devem ser negociados para avançar rapidamente nessas tratativas.
Ainda de acordo com o governo, os presidentes concordaram em realizar novas conversas em breve para acompanhar o progresso dessas iniciativas.
Atualmente, Lula está cumprindo uma agenda no Nordeste. Mais tarde, no mesmo dia, ele seguirá para Fortaleza, no Ceará, para continuar suas atividades oficiais.

