Mais segurança e facilidade de circulação para os estudantes e profissionais das escolas de Sobradinho. Esse é o objetivo das melhorias que estão acontecendo próximas à Escola Classe 4 (EC 4) e ao Centro de Ensino Fundamental 4 (CEF 4), executadas pelo GDF Presente em colaboração com a administração local. O projeto inclui a construção de uma área de estacionamento e a instalação de um ponto de retorno para ônibus escolares, beneficiando alunos, professores, funcionários e moradores da vizinhança.
Com uma extensão aproximada de 2.472 m², equivalente a três quadras de futsal, o novo espaço oferecerá entre 40 e 60 vagas para veículos. Já foi concluída a remoção da grama, e as equipes estão nivelando o terreno para receber o pavimento asfáltico. Serão utilizadas cerca de 297 toneladas de massa asfáltica para garantir resistência e segurança ao tráfego.
Para acelerar os trabalhos, são usados equipamentos como pá carregadeira, motoniveladora, caminhão-pipa, rolo compactador do tipo pata e três caminhões trucados. A obra está a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com apoio do GDF Presente – Polo Norte, da Administração Regional de Sobradinho e do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF).
“A administração, em parceria com os órgãos públicos, busca atender a comunidade escolar e priorizar demandas que tragam melhor qualidade de vida para todos”, destaca o administrador regional de Sobradinho, Paulo Izidoro.
Ele reforça que todas as instituições de ensino da região serão beneficiadas com serviços de manutenção. “Desde o início do meu mandato, visitamos as escolas e identificamos suas necessidades. Nossa intenção é atender todos os colégios com melhorias específicas conforme as demandas de cada um”, assegura.
O coordenador do Polo Área Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves, ressalta que a obra responde a uma antiga solicitação da comunidade: “Estamos muito felizes em realizar este trabalho por meio de uma articulação e execução eficientes”, comenta.
Opinião da Comunidade
A supervisora administrativa do CEF 4, Andrea Sena, destaca que a nova infraestrutura vai ajudar a reduzir os congestionamentos nos horários de maior movimento. “Essa melhoria resolverá o problema dos engarrafamentos causados por carros e ônibus escolares nos horários de entrada e saída dos 1,3 mil alunos da escola”, avalia.
Para a diretora da EC 4, Maria Viviane Salazar, a expansão facilitará o acesso à escola. “Uma boa escola começa com acessibilidade. Essa conquista beneficia toda a comunidade escolar, incluindo alunos e moradores locais”, conclui.