21.5 C
Brasília
terça-feira, 02/12/2025

Novo ciclo do Aprova DF abre inscrições

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
94 %
1.5kmh
40 %
ter
27 °
qua
22 °
qui
21 °
sex
23 °
sáb
23 °

Em Brasília

O projeto Aprova DF abriu inscrições para um novo ciclo de aulas gratuitas voltadas a estudantes de nível médio e superior que desejam se preparar para concursos públicos. A ação é promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) em parceria com a Associação Cresce-DF, e já envolveu mais de 250 mil pessoas desde seu início.

As inscrições para as primeiras aulas deste ciclo podem ser feitas até 13 de dezembro, tanto pelo site oficial do projeto quanto no local das aulas, que acontecem no Edifício Oscar Alvarenga, no Setor Comercial Sul. Para as aulas seguintes, as inscrições ocorrerão na semana anterior a cada fim de semana de aulas.

O principal objetivo do projeto é oferecer acesso gratuito e de qualidade ao ensino preparatório, beneficiando pessoas que não têm condições financeiras para pagar por cursos tradicionais. As aulas começam em 13 de dezembro e o projeto seguirá até o mesmo mês em 2026.

Estrutura do projeto

As aulas são realizadas aos sábados e domingos, das 8h às 17h, e os participantes recebem apostilas, lanche e material escolar para um melhor aproveitamento. A programação inclui matérias essenciais para concursos como português, matemática, redação, raciocínio lógico, atualidades, direito administrativo e constitucional.

Novas disciplinas também farão parte deste ciclo, como a Lei Orgânica do Distrito Federal, e haverá a participação de novos professores renomados em Brasília.

Histórias de transformação

Dentre os alunos que frequentaram o Aprova DF, destaca-se Maria Aparecida Santos, moradora do Gama e que trabalha como auxiliar de serviços gerais. Ela descobriu o projeto em setembro do ano passado e tem participado das aulas toda semana. Após seu primeiro concurso, quase conquistou a vaga direta, o que a motivou a continuar.

Outra história é a do atleta de basquete em cadeira de rodas, Édipo Batista, morador do Riacho Fundo II, que desde novembro do ano passado conta com o projeto para alcançar seu sonho de ser servidor público, um objetivo que parecia distante até então.

Professora do curso, Ingrid Santos ressalta o impacto humano do projeto: muitas pessoas chegam carentes de oportunidade e conhecimento, mas com grande vontade de mudar de vida. Para ela, participar do projeto é algo muito gratificante.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o projeto tem uma função social vital, expandindo oportunidades e dando esperança para quem sempre quis ingressar na carreira pública.

O presidente da Associação Cresce-DF, Eduardo Campos, destaca o projeto como um divisor de águas, oferecendo acolhimento, preparação e a certeza de que todos podem sonhar e alcançar seus objetivos.

*Informações fornecidas pela Sejus-DF

Veja Também