O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que o blogueiro Allan dos Santos deve pagar uma multa de R$ 7,3 milhões por desobedecer repetidamente a proibição de usar as redes sociais.
A decisão foi tomada na segunda-feira (7) e divulgada hoje. Allan dos Santos havia feito uma nova publicação nas redes sociais em que pediu aos seus seguidores para lhe enviarem informações detalhadas sobre cada funcionário que trabalha com os ministros do STF, oferecendo US$ 150 por cada dossiê.
O ministro Moraes afirmou que o blogueiro continua ignorando o Judiciário brasileiro ao manter essas publicações nas redes sociais. Segundo ele, esse comportamento mostra total desrespeito às decisões legais, o que já aconteceu várias vezes durante a investigação e motivou a aplicação de multa diária para garantir o cumprimento das ordens da Corte.
Allan dos Santos está com prisão preventiva decretada desde 2021, mas fugiu para os Estados Unidos enquanto é investigado no inquérito sobre a disseminação de notícias falsas e a atuação de um grupo digital que ameaça a democracia. Há ainda um pedido de extradição contra o blogueiro.
Informações da Agência Brasil

