27.5 C
Brasília
sexta-feira, 13/03/2026




MMA realiza oficinas de educação ambiental na Chapada dos Veadeiros

Brasília
nuvens quebradas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
51 %
7.7kmh
75 %
sex
26 °
sáb
25 °
dom
25 °
seg
24 °
ter
25 °

Em Brasília

O Ministério do Meio Ambiente está promovendo, de 23 a 28 de fevereiro de 2026, oficinas para ensinar comunicação e planejamento em educação ambiental na Chapada dos Veadeiros, localizada em Alto Paraíso, Goiás. De 23 a 26 de fevereiro, haverá uma oficina de produção de vídeos na Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, e nos dias 27 e 28, outra oficina focada em criar projetos para espaços educativos acontecerá na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, na Vila de São Jorge.

Essas oficinas vão ensinar como usar a educação, a comunicação e a participação social para ajudar a proteger a natureza em áreas protegidas, como APAs e Reservas Particulares do Patrimônio Natural. O objetivo é capacitar jovens, educadores, gestores públicos, donos dessas reservas e líderes comunitários para que possam planejar, se comunicar e melhorar as ações de conservação com a educação ambiental.

A iniciativa é organizada pela Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais e pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania, ambos do Ministério do Meio Ambiente, com apoio financeiro do Projeto GEF Áreas Privadas. Consultores especializados ajudarão na formação dos participantes e criarão materiais que serão distribuídos para outras regiões do Brasil.

Oficinas similares já foram feitas entre janeiro e fevereiro de 2026 na APA da Bacia do Rio São João, em Silva Jardim, Rio de Janeiro. Segundo Marcos Sorrentino, diretor do DEA do MMA, essas ações ajudam a transformar a conservação da natureza em algo do dia a dia, incentivando decisões conscientes, mobilização social e fortalecendo a proteção da biodiversidade.

Larissa Malty, coordenadora de Comunicação do DEA, destaca que a comunicação facilita que as pessoas da comunidade contem suas histórias. Durante a oficina de vídeos, jovens vão produzir filmes curtos usando celular, aprendendo roteiro, direção, gravação de imagem e som, e edição.

A analista ambiental Letícia Abadia explica que o projeto político-pedagógico fortalece a gestão dos espaços educativos nessas áreas protegidas, ajudando no planejamento coletivo, no estudo das condições sociais e ambientais da região e na definição de metas alinhadas com a realidade local e as políticas públicas de educação ambiental.

No fim das oficinas, os participantes poderão inscrever seus trabalhos no Projeto Salas Verdes, que reconhece esses espaços de educação ambiental em todo o país. As Salas Verdes podem ser fixas ou móveis, ligadas a instituições públicas ou privadas, e têm foco em ações de formação e cidadania ambiental fora da escola.

O Projeto GEF Áreas Privadas trabalha para conservar a biodiversidade em áreas privadas, promovendo a conexão entre paisagens, fortalecendo políticas públicas e valorizando economicamente a conservação por meio de mecanismos como pagamento por serviços ambientais.

Fonte: Governo Federal




Veja Também