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Mais de 400 Mbps: Qualcomm e Huawei comprovam que 4G+ é funcional

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Enquanto no Brasil nossas conexões móveis com tecnologia 3G e 4G apresentam lentidão em muitas regiões, lá fora a Qualcomm, em parceria com a Huawei e a operadora de telefonia britânica EE, comprovaram que o 4G+ pode atingir a incrível taxa de 410 Mbps de download.

A informação foi divulgada ontem pela fabricante de processadores, em sua página oficial, que reportou que os testes foram conduzidos com o chipsetSnapdragon 810, o qual demonstrou qualidade e eficiência ao trabalhar com o LTE de categoria 9.

Vale ressaltar que o modem que vem instalado no processador em questão é compatível com as atuais tecnologias móveis (GSM/EDGE, CDMA1x/EVDO, TD-SCDMA e WCDMA/HSPA+), o que significa que ele não ficará restrito ao mercado britânico ou apenas a regiões onde o 4G+ estiver disponível.

Yang Chaobin, chefe de marketing da Huawei Wireless Network Business Unit, inclusive comentou que “este teste é um momento verdadeiramente inovador, conforme progredimos em direção à era do 5G”, considerando que tais resultados são os primeiros na Europa.

Ainda não há uma data definitiva para a chegada do 4G+ na Europa, mas as companhias envolvidas no teste mais recente pretendem lançar a novidade ainda em 2015. No Brasil, por outro lado, talvez a novidade não seja implementada tão brevemente.

Fonte: Tecmundo

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A Apple contra todos: Epic Games, Spotify, Microsoft, Google e Facebook

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As empresas acusam a Apple de monopolizar a sua loja de aplicativos

Apple: a fabricante do iPhone cobra comissão de 30% de desenvolvedores que vendem apps na loja da empresa (VCG / Colaborador/Getty Images)

As brigas da Apple com outras gigantes de tecnologia parecem não ter fim. Na última terça-feira, 15, a disputa que já estava quente com a Epic Games apagou em incêndio, quando a empresa americana afirmou que a fama do principal aplicativo da desenvolvedora, o Fortnite, já estava “em queda” e que eles precisavam iniciar uma batalha judicial para “se tornarem mais famosos”. Como se não bastasse esse embate, um outro vem sendo traçado entre a Apple, a Microsoft, o Google e o Facebook — que acusam a maçã de monopolizar a sua loja de aplicativos e permitir que apenas os seus próprios sejam aproveitados pelos usuários de iPhones e iPads. Mas quem perde mais com essa discussão?

A resposta não é exata. Ter seus aplicativos na App Store é uma grande jogada, pensando que a Apple é a segunda maior fabricante de celulares no mundo, com 25,15% do mercado global, atrás apenas da Samsung, que tem 31,04%, segundo a companhia irlandesa StatCounter. Fato é que, para os desenvolvedores, o preço para estar no radar da Apple é alto — e às vezes pode não valer a pena (é dai que vem a briga com a Epic Games). Isso porque a Apple cobra uma comissão de 30% sobre qualquer transação que acontece nos apps disponíveis em sua loja de aplicativos. “A ideia da Apple é ter um sistema de pagamentos fortes. Para se adequar a política de dados atuais, é importante colocar formas de associar um usuário do Fortnite, por exemplo, a uma conta da Apple. Essa associação cria, a quem vende o jogo, um potencial para entender o cliente fora do jogo”, explica Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto Tecnologia Social (ITS).

A batalha com a Epic Games estourou no mês passado, e o jogo “Fortnite”, como resposta, lançou uma campanha contra a Apple chamada #FreeFortnite (#LiberteOFortnite, em português), na qual dava presentes anti-Apple para seus jogadores. O fato de a Epic não estar mais presente na App Store significa que os jogos não podem mais ser vendidos para cerca de 1 bilhão de usuários de iPhones, iPads e Macs. Dor de cotovelo ou medo de perder receita?

Segundo o site americano Business Insider, a Apple afirmou que “o interesse no aplicativo tinha caído em 70% em julho deste ano se comparado a outubro de 2019”. “Esse processo parece ser parte de uma campanha de marketing feita para aumentar o interesse no Fortnite”, afirmou a companhia — jogando ainda mais lenha na fogueira.

Em uma auditoria realizada no congresso americano em julho, quando perguntado sobre a relação a acusação de monopólio nos apps da loja dos dispositivos iOS, o presidente da empresa, Tim Cook, afirmou que as medidas são uma “forma de aumentar a segurança dos dispositivos”. Sobre as comissões de 30%, Cook afirma que desde 2008 o valor tem sido o mesmo. “São portanto dois pontos centrais: o bloqueio de um app, o Fortnite, e de um motor de games (a conta de desenvolvimento). O app tem receitas, e as receitas tem 30% abocanhado pela apple. Dessa forma, o motor é usado por diversas empresas, e bloqueá-lo pode tirar outros players do mercado”, continua Steibel.

Mas outras empresas têm reclamado da atitude da gigante americana.

Apesar de permitir o aplicativo da Amazon, é impossível comprar livros para o Kindle em iPhones, por exemplo, uma vez que a companhia criada por Steve Jobs tem seu próprio serviço de compra de livros, o Apple Books.

É também possível instalar o aplicativo do Google Play Filmes, ver a biblioteca se o usuário já tiver comprado filmes, mas não adquirir novas produções nos dispositivos Apple, visto que ela tem seu próprio serviço de compra de filmes e outros podem ser adquiridos no streaming Apple TV+.

É daí que vem a queixa da Microsoft e do Google. Ambas as empresas alegam que as regras da maçã restringiram o que seus aplicativos de jogos podem fazer no iOS. Por exemplo, o serviço da Microsoft xCloud não está disponível no sistema operacional e o aplicativo de games do Facebook… simplesmente não tem games.

A Apple afirma que os aplicativos de streaming de games do tipo são permitidos em sua loja de aplicativos, mas com algumas condições: os jogos nos serviços da Microsoft e no do Google precisam ser baixados individualmente, e não diretamente dentro de apenas um aplicativo.Steibel acredita que essas brigas e discussões tendem a escalar em um futuro próximo. “Só vai aumentar. Na China vemos brigas como essas a todo tempo, e o que estamos vendo é uma discussão séria, internacional, sobre concentração de mercado similar ao que vimos quando o mercado finaceiro surge, e é regulado”, explica.

Os serviços de streaming de games do Google, o Stadia, no entanto, quer agir como uma plataforma para desenvolvedores e jogadores, sendo responsáveis individualmente pela decisão de quais games farão ou não parte de suas plataformas, mas a Apple quer ter um controle sobre quais jogos serão colocados, analisando cada um deles individualmente. O que quer dizer que, se um serviço destreamingde games tem 100 jogos, cada um deles será analisado e listado individualmente pela Apple — o que pode aumentar expressivamente o valor que a marca de Steve Jobs pode faturar em cima de cada um deles, uma vez que, como já foi citado anteriormente, a companhia recebe cerca de 30% dos lucros dos apps publicados em sua loja.

Agora a Apple pisou também no calo do aplicativo sueco de streaming de música, o Spotify, com o lançamento de seu pacote de assinaturas, o Apple One. Segundo o Spotify, o pacote de serviços aumenta ainda mais o monopólio da Apple. “Mais uma vez, a Apple está usando a sua posição dominante e práticas injustas para tirar vantagem de seus consumidores e privando seus clientes ao favorecer apenas seus próprios serviços. Nos queremos que as autoridades tomem uma ação urgente para restringir o comportamento anti-competitivo da Apple, que, caso não seja checado, irá causar um prejuízo irreparável na comunidade de desenvolvedores e ameaçar a nossa liberdade de ouvir, aprender, criar e nos conectar”, disse a empresa em um comunicado enviado à imprensa americana.

A Apple Music, serviço de streaming da companhia, passou dos 60 milhões de assinantes em junho deste ano, enquanto o Spotify tem mais de 138 milhões de inscritos. Mas o temor é claro, uma vez que as ações da companhia caíram em até 7% um dia depois do pacote da Apple.

Para Steibel, nenhuma das empresas pode sair como vencedor desse jogo de xadrez — exceto a Apple, que parece ter dado um xeque-mate. “A Apple está puxando para aumentar seu domínio em outros mercados, que não o seu. Não foi ela quem puxou a briga, mas sim quem discordou do processo. E nessa briga muitos podem perder, porque atrai o tema do monopólio de mercados para o debate”, afirma.

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PlayStation 5 tem data e preço de lançamento no Brasil

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Em transmissão virtual, a Sony revela últimos detalhes sobre o PlayStation 5

PlayStation 5: Sony divulga preço e data de lançamento do dispositivo (Sony/Divulgação)

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E o PlayStation? O que fica e o que sai com o fim da fábrica da Sony

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Fechamento da fábrica brasileira gerou preocupação nos fãs da marca, mas o console ainda não deu game over

PlayStation: produto continuará a ser vendido no Brasil? (Anadolu Agency / Colaborador/Getty Images)

Na manhã desta terça-feira, 15, uma notícia balançou o mercado de tecnologia: a Sony, uma das maiores fabricantes de eletrônicos no mundo, anunciou que fechará sua fábrica em Manaus, no Brasil, em 2021 e que a partir de março do ano que vem alguns produtos não serão mais vendidos por aqui. Na véspera do evento que deve anunciar detalhes do mais novo console da companhia japonesa, o PlayStation 5, muitos consumidores ficaram ansiosos e cheios de dúvidas: afinal, o console será vendido no Brasil?

A resposta é: sim. O fato de a fábrica ser fechada não muda a importação do videogame, que ocorre desde a última versão, o PS4, lançado em 2013, que já não era fabricado no Brasil desde 2017.

A empresa não revelou o motivo por trás da decisão de parar a fabricação do videogame em território brasileiro, mas as suposições levam a crer que a decisão se deu pelas taxas impostas no país. “Sobre a produção nacional, de fato não temos mais consoles fabricados no Brasil”, disse um porta-voz da empresa na época.

A conclusão que fica é que mesmo que o console não seja fabricado no Brasil, isso não impede que ele seja comercializado por aqui. Parar as vendas do PlayStation no Brasil também seria um tiro no pé da Sony, visto que o console da marca é o preferido pelos brasileiros, sendo usado por 37,6%. O Xbox 360, rival direto do videogame, é usado por 32,8% da jogadores, segundo a consultoria de dados alemã Statista.

O evento desta quarta também continua firme e forte. Segundo a empresa japonesa, o evento terá 40 minutos, e acontecerá um dia depois de outro evento marcante para o setor de tecnologia — nesta terça-feira, 15, a Apple fará seu evento anual para revelar novidades da marca.

A Sony define o evento como “mais um olhar sobre os jogos que serão lançados com o PS5 e muito mais!”. O console da empresa deve chegar às lojas no final deste ano, bem próximo ou ao mesmo tempo que o Xbox — uma briga de titãs.

Apesar disso, o videogame da Sony é o mais utilizado pelos gamers no mundo, com uma fatia de 64,22%, enquanto o Xbox representa 35,77% e o Nintendo Switch apenas 0,01%, segundo o site irlandês StatCounter. Então, nesse quesito, não há preocupação.

Outros produtos que continuarão a ser vendidos no Brasil, como os equipamentos de soluções profissionais e a Sony Music e Pictures Entertainment. As soluções profissionais citadas pela empresa são equipamentos necessários para o trabalho das pessoas, como câmeras de vídeo para a gravação de filmes ou reportagens.

A empresa também afirma que continuará a prestar serviços de garantia e suporte ao consumidor, apesar do fechamento da fábrica. “A Sony Brasil continuará a oferecer todo suporte ao consumidor para os produtos sob sua responsabilidade comercial de acordo com as leis aplicáveis e sua política de garantia de produtos”, afirmou em comunicado.

Os produtos que chegarão ao fim da linha em março de 2021 são os televisores, as câmeras e produtos de áudio. A empresa, em comunicado , define a decisão como uma consideração ao “ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios”. A Sony não informou, no entanto, se os aparelhos que estiverem em estoque continuarão a ser vendidos, mas os valores, segundo a empresa, não serão alterados.

Na área de televisores, a Sony realmente vinha sofrendo um pouco — e não só no Brasil. O mercado das TVs no Brasil (e no mundo), por exemplo, é dominado pela sul-coreana Samsung, líder de mercado global há 14 anos, segundo a IHS Markit. Em seguida vem a LG, com cerca de 12% do mercado. A Sony, embora seja a quarta maior fabricante de televisores, representa apenas 7% do setor. Em um mercado de televisores como o brasileiro, a saída da Sony é um prato cheio para outras fabricantes, como a própria Samsung, a LG, a Roku e a novata TLC continuarem a crescer e ocupar o espaço da companhia japonesa.

O lucro da empresa também tem caído nos últimos anos, embora esteja mais alto do que em 2016, quando atingiu seu nível mais baixo, de 67,8 bilhões de dólares. Em 2019, o lucro foi de 76,9 bilhões de dólares.

Os motivos para a saída da empresa do Brasil, embora não tão claros, não impedem que os consumidores joguem Fifa em seus consoles de última geração em um futuro próximo. O PlayStation no Brasil ainda não sofreu um game over — nem deve sofrer.

Confira a nota na íntegra:

“O grupo Sony sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo. Nós decidimos fechar a fábrica em Manaus ao final de março de 2021 e interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil, tais como TV, áudio e câmeras, considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios. A Sony está tomando todas as medidas necessárias e está muito comprometida como empresa em empenhar seus esforços para garantir todos os direitos, o melhor tratamento e cuidados especiais a seus colaboradores. Sony Brasil continuará a oferecer todo suporte ao consumidor para os produtos sob sua responsabilidade comercial de acordo com as leis aplicáveis e sua política de garantia de produtos. Os demais negócios do grupo Sony no Brasil (Games, Soluções Profissionais, Music e Pictures Entertainment) continuarão a manter sua forte atuação no mercado local.”

 

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Sistema iOS 14 chega antes do iPhone 12 e estará disponível nesta quarta

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O novo sistema operacional do iPhone poderá ser baixado por usuários a partir de amanhã

iOS 14: sistema operacional chegará antes do novo iPhone 12 (Apple/Divulgação)

Sem iPhone 12, a Apple anunciou a chegada do novo sistema operacional para iPhone, o iOS 12, que estará disponível a partir desta quarta-feira, 16.

Segundo Tim Cook, presidente global da empresa, todos os novos dispositivos anunciados no evento de hoje (como o iPad Air) já chegarão ao mercado com as novas versões do sistema operacional.

Para os entusiastas da Apple, a má notícia foi a falta do anúncio do novo smartphone, que deve ficar somente para outubro, atrasado por causa da pandemia do novo coronavírus.

O iOS 14 tem como grande destaque uma nova forma de organizar os aplicativos na tela inicial. A função Library permite aos usuários ter aplicativos organizados de forma mais coesa e automática. Com isso, o usuário pode ter todos os aplicativos em uma página só. O sistema também sugere recomendações de organização.

O iOS 14 também traz widgets, que são como aplicativos “flutuantes” na interface da página inicial do iPhone. Eles permitem ver rapidamente informações como temperatura e notícias.

Já o aplicativo Mensagens permitirá que o usuário fixe conversas importantes no topo do aplicativo, assim como no WhatsApp. Os Memojis, animações feitas com base no rosto do usuário, também estarão de cara nova: o usuário poderá, entre outras funções, adicionar uma máscara facial para seu avatar.

A assistente virtual da Apple, Siri, ganhará uma nova roupagem com a atualização. A Siri poderá ser exibida tanto na parte de cima como na parte inferior da tela e, segundo a empresa, se tornará mais inteligente e ágil, sendo capaz de enviar mensagens de voz para os contatos e escrever textos recebidos por fala.

Em julho deste ano a Apple testou uma versão beta do iOS 14, mas os bugs (comuns em edições preliminares), não compensavam a atualização para o novo sistema.

A Apple oferece atualizações por meio de um processo chamado de over the air. Com isso, a empresa manda novas versões do sistema diretamente para os iPhones dos consumidores. Isso permite que o software esteja disponível no dia do lançamento para todos os aparelhos compatíveis.

O Google adota um processo diferente no Android, devido ao fato de o sistema ser usado por várias fabricantes no mundo todo, o que requer processos de homologação do software por diferentes empresas — tornando o processo de atualização moroso.

 

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Sony vai fechar fábrica e interromper vendas de TVs, áudio e câmeras no Brasil

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Distribuição do videogame PlayStation, garantia e assistência técnica de eletrônicos serão mantidos no país. Os 220 funcionários da empresa em Manaus serão demitidos.

TVs, equipamentos de áudio e câmeras fotográficas da Sony não serão vendidos no Brasil a partir de meados de 2021, segundo a empresa. Na foto, TV Bravia OLED, lançada em 2017 durante a CES, feira de eletrônicos nos EUA. — Foto: Divulgação/Sony

A Sony comunicou a varejistas na última segunda-feira (14) que em 2021 irá fechar a sua fábrica no Brasil, localizada em Manaus.

A empresa afirmou que a fabricação de eletrônicos será encerrada em março de 2021.

venda e a distribuição de segmentos como TVs, áudio e câmeras também serão encerradas em meados de 2021, de acordo com o comunicado.

A garantia e assistência técnica serão mantidas no país, assim como a venda do videogame PlayStation.

Ao G1, a assessoria de imprensa da Sony informou que a fábrica em Manaus mantinha 220 funcionários, e que todos serão demitidos.

Em nota à imprensa, a empresa disse que “sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo”. Confira a íntegra no final da reportagem.

A atuação em outras áreas, como como a Sony Pictures e a Sony Music, não será comprometida.

Comunicado enviado pela Sony a varejistas informa sobre encerramento das operações da fábrica no Brasil. — Foto: Reprodução

Comunicado enviado pela Sony a varejistas informa sobre encerramento das operações da fábrica no Brasil. — Foto: Reprodução

 

Veja a íntegra da nota da Sony enviada à imprensa:

O grupo Sony sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo.

Nós decidimos fechar a fábrica em Manaus ao final de Março de 2021 e interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil, tais como TV, áudio e câmeras, considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios.

A Sony está tomando todas as medidas necessárias e está muito comprometida como empresa em empenhar seus esforços para garantir todos os direitos, o melhor tratamento e cuidados especiais aos seus colaboradores.

A Sony Brasil continuará a oferecer todo suporte ao consumidor para os produtos sob a sua responsabilidade comercial de acordo com as leis aplicáveis e sua política de garantia de produtos.

Os demais negócios do grupo Sony no Brasil (Games, Soluções Profissionais, Music e Pictures Entertainment, incluindo Playstation) continuarão a manter normalmente sua forte atuação no mercado local.

 

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iPhone? iPad? O que esperar do novo evento da Apple nesta semana

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Apesar de ser comum que novos smartphones da empresa sejam lançados em setembro, é pouco provável que conheceremos o iPhone 12 na terça

Apple: evento da gigante não deve trazer, desta vez, o novo iPhone (Apple/Divulgação)

A Apple anunciou na última semana um evento para a próxima terça-feira, 15, mas pouco foi dito oficialmente sobre o que se pode esperar. Uma tag com o símbolo da empresa no Twitter foi um dos primeiros indícios entre influenciadores e aficionados pela marca de que algo estava programado.

Inicialmente, acreditou-se que o evento traria a nova leva de iPhones 12 — nas versões tradicional e Pro. Eles devem ter pela primeira vez conectividade 5G e uma mudança no desin, com bordas mais parecidos com alguns clássicos da Apple, como o iPhone 5. Mas rumores e até algumas declarações de executivos apontam que o aparelho não deve ser visto na terça-feira.

É tradição da empresa, desde 2012, lançar os novos smartphones em setembro e o anúncio deste evento trouxe consigo as especulações sobre o aparelho. Mas 2020 não é um ano normal, e isso inclui a Apple. Em junho, pela primeira vez, a ggigante da tecnologia precisou fazer sua conferência global de desenvolvedores (WWDC) online, diante da pandemia de covid-19. Além disso, a empresa teve que mandar designers e engenheiros para trabalhar de casa e enfrentou problemas na cadeia de abastecimento na Ásia.

Jornalistas especializados na cobertura de Apple apontam que o iPhone 12 não será lançado na terça e o próprio diretor financeiro da Apple, Luca Maestri, disse em uma conferência com analistas durante a divulgação de resultados da empresa que o smartphone deve vir algumas semanas mais tarde. O evento dos novos iPhones é esperado apenas para outubro este ano.

Mas, afinal de contas, o que se pode esperar de novidades no evento da Apple?

Apple Watch Series 6

De acordo com o portal MacWorld, uma das novidades lançadas na terça pode ser o novo Apple Watch Series 6, relógio inteligente da empresa. A suspeita vem de rumores que correm na imprensa americana mas também de um conjunto de metadados do evento, descoberto pelo desenvolvedor Guilherme Rambo, que inclui as palavras “Series 6”, mas não inclui iPhone 12, por exemplo.

Modo "eletrocardiograma" no Apple Watch Modo “eletrocardiograma” no Apple Watch

Modo “eletrocardiograma” no Apple Watch (David Paul Morris/Getty Images)

É esperado que a nova geração do relógio traga ainda mais novidade em termos de cuidados com a saúde — foco da tecnologia nos últimos anos, que melhorou a métrica de atividades e trouxe até ferramentas para eletrocardiograma (ECG). Um dos rumores é que o Series 6 venha com funcionalidade de medir níveis de oxigênio no sangue, além de melhoras na função de ECG e a nova função de medição de qualidade do sono, uma novidade que vai valer para modelos antigos do relógio, já que ela será disponibilizada com a nova atualização do sistema operacional, o WatchOS 7.

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sexta-feira, 18 de setembro de 2020

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