30.5 C
Brasília
sábado, 29/11/2025

Lula vai a Pernambuco inaugurar obras apesar de divergência entre aliados

Brasília
nuvens dispersas
30.5 ° C
31.1 °
30.5 °
37 %
3.1kmh
40 %
sáb
29 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
26 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Pernambuco na próxima terça-feira (2/10) para realizar a entrega de obras relacionadas à água e inaugurações diversas. A visita ocorre em meio a uma divergência entre apoiadores no estado que concedeu 66,9% dos votos a ele em 2022.

Vários nomes estão em disputa para uma vaga no Senado em 2026, e Lula terá a tarefa de escolher quem integrará a chapa do seu partido. Na base do presidente em Pernambuco, seu estado natal, pelo menos quatro candidatos estão postos para a eleição, que terá duas vagas: o atual senador Humberto Costa (PT), a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade), o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e a ex-deputada estadual Jô Cavalcanti (PSol).

Além disso, existem vários pré-candidatos de partidos do Centro, que mantêm boas relações com Lula. Entre eles estão o atual senador Fernando Dueire (MDB), o ex-senador Armando Monteiro (Podemos) e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União).

Um fator relevante na decisão sobre as candidaturas é o prefeito do Recife, João Campos (PSB), filho do ex-governador Eduardo Campos. Ele é candidato ao governo de Pernambuco e conta com o apoio de Lula, podendo indicar um aliado de sua preferência, que nem sempre coincide com o favoritismo do presidente.

A visita de Lula também ocorre em meio a bastidores movimentados em torno do Banco do Nordeste, atualmente sem presidente desde que o ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara deixou a posição em outubro. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), deseja que um aliado assuma o comando do banco.

Agenda em Pernambuco

Lula presidirá a cerimônia de entrega da Barragem Panelas II, no município de Cupira (PE), que faz parte do programa Caminho das Águas, destinado a levar água do Rio São Francisco para regiões secas e semiáridas do Nordeste.

Na mesma oportunidade, o presidente anunciará a retomada dos trabalhos na Barragem Igarapeba, situada em São Benedito do Sul (PE).

Estas iniciativas integram um sistema de segurança hídrica para a Zona da Mata Sul de Pernambuco, contribuindo para o controle e a regulação das cheias dos rios Una e Sirinhaém.

Segundo o Planalto, o conjunto de barragens tem a finalidade de moderar os picos de fluxo dos rios, proteger áreas urbanas vulneráveis e garantir a disponibilidade regular de água para consumo humano e atividades produtivas na região.

Veja Também