30.5 C
Brasília
sábado, 29/11/2025

Lula quer diálogo com EUA e avalia resposta a tarifas

Brasília
nuvens dispersas
30.5 ° C
31.1 °
30.5 °
37 %
3.1kmh
40 %
sáb
29 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
26 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (10) que está aberto a conversar sobre a decisão dos Estados Unidos de aplicar novas tarifas aos produtos brasileiros, mas ressaltou que seu governo está considerando responder de forma equivalente.

Lula enfrenta um desafio econômico sem precedentes depois que o presidente americano, Donald Trump, anunciou na quarta-feira uma sobretaxa de 50% sobre as importações do Brasil.

“Podem ter certeza que tentaremos negociar primeiro”, afirmou Lula em entrevista à Record, trecho este divulgado nas redes sociais do presidente.

“Mas se a negociação não for possível, a lei da reciprocidade será aplicada. Se eles cobrarem 50% de nós, cobramos 50% deles”, completou.

Lula já havia citado na quarta-feira à noite a “Lei de Reciprocidade Econômica”, como resposta às tarifas anunciadas, que entrarão em vigor em 1º de agosto.

Essa lei, aprovada em abril pelo Congresso após a imposição de tarifas de 10% pelo presidente republicano, permite ao Executivo suspender concessões comerciais, investimentos e questões ligadas aos direitos de propriedade intelectual.

O presidente também informou que seu governo mantém negociações comerciais com Washington há vários meses e não descarta procurar a Organização Mundial do Comércio (OMC) para resolver a situação.

Além disso, Lula afirmou que criará um comitê para reavaliar a política comercial brasileira com os Estados Unidos.

“Se os Estados Unidos não quiserem comprar, procuraremos outros parceiros”, disse.

O comércio entre Brasil e EUA chegou a 41,7 bilhões de dólares de janeiro a junho, com 20,021 bilhões em exportações brasileiras e 21,695 bilhões em produtos americanos, conforme dados do governo.

Segundo Lula, esse comércio representa apenas 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Veja Também