28.5 C
Brasília
sábado, 29/11/2025

Lula presenteia premiê do Vietnã com caixa da Friboi, recebe filé de peixe

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
24.5 °
39 %
2.1kmh
40 %
dom
31 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
26 °
qui
20 °

Em Brasília

Guilherme Botacini

Rio de Janeiro, RJ (Folhapress) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou ao primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, uma caixa da marca Friboi, marca esta pertencente aos irmãos Joesley e Wesley Batista, neste sábado (5), em símbolo do acordo comercial que abriu o mercado vietnamita à carne bovina brasileira. Em retorno, recebeu uma caixa identificada como “filé de peixe” da marca Ninefish.

Os líderes se encontraram no Rio de Janeiro durante um encontro de trabalho relacionado à cúpula dos líderes do Brics, realizada nos dias 6 e 7 de agosto. Recentemente, o Vietnã se tornou país parceiro do grupo.

Em nota oficial sobre a reunião bilateral, o Palácio do Planalto informou que celebraram a concretização da primeira exportação brasileira de carne bovina para o Vietnã e a primeira exportação de tilápia vietnamita para o Brasil. O premiê destacou a importância dos investimentos brasileiros no Vietnã, especialmente no setor de processamento de proteína animal.

Uma das metas do governo Lula em suas viagens ao continente asiático é a abertura de mercados para produtos agropecuários brasileiros, principalmente a carne bovina. Além do Vietnã, também esteve no Japão no primeiro semestre, onde buscou negociar acordos, embora sem sucesso até o momento.

Após a visita da comitiva brasileira a Hanói, em março, a JBS, proprietária da Friboi, anunciou investimento de US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 540 milhões) na construção de duas fábricas no Vietnã, com objetivo de ampliar sua atuação regional e fortalecer sua posição no mercado global.

Segundo comunicado da empresa, as novas unidades serão dedicadas à produção de carnes bovina, suína e de aves, utilizando principalmente matérias-primas brasileiras para abastecer tanto o mercado vietnamita quanto outros mercados do Sudeste Asiático.

O presidente da Friboi, Renato Costa, afirmou que esses investimentos visam gerar valor para a economia local, criar empregos qualificados e contribuir para a segurança alimentar na região.

O Vietnã enfrenta tarifas elevadas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos exportados, sofrendo sobretaxa de 46%, uma situação agravada pelas políticas comerciais do ex-presidente Donald Trump. Washington é um dos maiores exportadores de carne bovina para a Ásia.

Recentemente, os dois países firmaram um acordo comercial preliminar que reduz a tarifa para 20% na maioria dos produtos vietnamitas, mantendo uma tarifa de 40% para mercadorias classificadas como transbordo, medida para impedir que a China contorne tarifas utilizando outros países.

Além dos cinco membros originais – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – o Brics conta com membros plenos como Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. A Arábia Saudita, convidada em 2023, não oficializou seu ingresso, mas tem participado das reuniões. Países parceiros incluem Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

O Vietnã, observando sua política tradicional de manter independência em alianças internacionais, conhecida como diplomacia do bambu, resistiu inicialmente a aceitar o convite do Brics, considerando a importância de preservar sua autonomia nas relações multilaterais.

Veja Também