11.5 C
Brasília
domingo, 13/07/2025

Lula pede reforma do conselho de segurança da ONU

Brasília
céu limpo
11.5 ° C
11.5 °
10.6 °
87 %
1kmh
0 %
dom
24 °
seg
24 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
26 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a solicitar a atualização do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante o discurso de abertura da Cúpula dos Brics, realizada no Rio de Janeiro. Ele destacou a necessidade de uma transformação completa do conselho para que se torne mais legítimo, representativo, eficaz e democrático, com a inclusão de novos membros permanentes da Ásia, África, América Latina e Caribe.

Segundo ele, a reforma é uma questão de justiça e, principalmente, vital para a sobrevivência da ONU. Lula ressaltou que a organização enfrenta uma crise de confiança e que, caso a governança internacional não reflita a nova realidade multipolar do século XXI, cabe aos países do BRICS impulsionar essa atualização. Ele afirmou que podem estabelecer bases para uma governança renovada.

O presidente também comentou que a ausência de soluções para crises globais criou um ambiente propício para o crescimento do terrorismo, enfatizando que a ideologia do ódio não está relacionada a nenhuma religião ou nacionalidade específica.

Apesar dos desafios, Lula reconheceu os feitos das Nações Unidas durante suas oito décadas de existência, destacando seu papel central no processo de descolonização, na promoção da paz, na estabilidade mundial e na mediação de conflitos.

A sessão de abertura teve como tema “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global”.

Veja Também