Lula, presidente do Brasil, declarou que o grupo político que governou antes não vai retornar ao comando do país. Ele também criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por culpar o governo atual pela sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente americano Donald Trump.
“Posso garantir que aqueles que causaram problemas antes não vão governar de novo”, afirmou Lula. Ele ainda comentou: “Tarcísio pode tentar, mas não vai conseguir esconder sua relação com o Trump. Ele mostra quem realmente é, um lobo disfarçado.”
Essas declarações foram feitas em uma entrevista para a TV Record.
Tarcísio admitiu que a sobretaxa tem um impacto ruim para São Paulo e voltou a culpar Lula pela medida. Mesmo sendo aliado do ex-presidente, Tarcísio virou alvo da base política de Lula.
A sobretaxa foi anunciada por Trump em uma carta onde defende o ex-presidente Jair Bolsonaro de uma “caça às bruxas” política.
Lula classificou a carta de Trump como um desrespeito ao Brasil e explicou que vai tentar negociar para que a sobretaxa seja retirada. Caso isso não aconteça, o Brasil adotará medidas recíprocas.
O presidente enfatizou que Trump não entende bem as relações comerciais entre os dois países, e ressaltou que as leis brasileiras devem ser respeitadas pelas empresas americanas de tecnologia.
Os principais produtos que o Brasil importa dos EUA incluem motores, máquinas, óleo combustível, aviões, gás natural e remédios.
Lula também anunciou a criação de um comitê para acompanhar a política comercial entre os dois países.
“Vamos montar um grupo para analisar e repensar nossa relação comercial com os Estados Unidos. Quero que Trump cuide do seu país e do seu povo, e que respeite os direitos dos brasileiros. Sou brasileiro, amo o Brasil, e não vou desistir”, concluiu Lula.

