Um jovem lobo selvagem que feriu uma mulher em uma área comercial de Hamburgo, no norte da Alemanha, foi solto novamente na natureza no domingo de Páscoa (5/4), após ter sido capturado no fim de março.
As autoridades informaram que o animal, um macho jovem, recebeu um equipamento de rastreamento para que sua localização fosse monitorada constantemente. Ele ficou sob os cuidados de um centro de resgate de animais selvagens antes de ser solto.
Katharina Fegebank, secretária de Meio Ambiente de Hamburgo, disse que a soltura do lobo representa um equilíbrio entre a segurança pública e o cuidado com o bem-estar animal, classificando a medida como uma “liberdade condicional”. Caso o lobo se aproxime de áreas urbanas, caçadores podem intervir para garantir a segurança.
O lobo foi avistado no final de março na zona oeste da cidade, próximo a uma rua comercial no distrito de Altona, onde atacou uma mulher de 60 anos no rosto. Depois, o animal fugiu pelo centro do distrito e foi capturado pela polícia ao entrar em um rio. Segundo as autoridades, o lobo estava exausto e não foi necessário usar tranquilizantes.
Ambiente urbano e o estresse podem ter contribuído para o comportamento do animal, que normalmente evita contato com humanos. Ambientalistas contestaram a versão oficial, sugerindo que o lobo pode ter atingido a mulher com a pata ao invés de mordê-la.
Após a captura, manifestantes em Hamburgo protestaram contra a possibilidade de sacrifício do lobo e pediram sua soltura. A transferência permanente para um abrigo não foi possível por razões legais e práticas, e a eutanásia foi descartada como opção viável.
Incidente raro
Lobos tendem a evitar humanos e ataques como este são incomuns. Estudos indicam que ataques costumam estar ligados a raiva, fome ou provocação. O lobo libertado era um filhote em fase de dispersão, período em que jovens lobos buscam seu próprio território. As autoridades acreditam que ele entrou na cidade por engano e tentou encontrar uma saída, ficando estressado com o ambiente urbano.
Desde 2013, Hamburgo confirmou 21 registros oficiais de lobos na região. Estima-se que existam cerca de 1,6 mil lobos na Alemanha. A espécie, considerada extinta no país no século 19, tem se espalhado novamente desde os anos 2000.
Recentemente, o Parlamento alemão classificou o lobo como uma espécie que pode ser caçada entre julho e outubro, atendendo pedidos de fazendeiros para controlar ataques a animais de criação. A medida tem gerado protestos, especialmente na região da Floresta Negra.
Em outro incidente recente, não relacionado ao lobo de Hamburgo, um animal foi atropelado por um carro em uma rodovia entre Berlim e o porto de Rostock, no nordeste da Alemanha. O motorista saiu ileso, mas o veículo ficou danificado.
