Ali Khamenei, líder máximo do Irã, compareceu neste sábado (5/7) a uma cerimônia religiosa em Teerã, a capital iraniana. Essa foi sua primeira aparição pública desde o começo dos confrontos entre o Irã e Israel, iniciados em 12 de junho. A informação foi divulgada pelo portal Iran International.
Um integrante do gabinete de Khamenei descreveu o evento dizendo que “a emoção tomou conta do local quando o líder chegou… Essa energia poderosa de devoção, amor e saudade do povo provavelmente atingirá Tel Aviv e a Casa Branca”.
A presença do líder ocorreu durante a nona noite do Muharram, o primeiro mês do calendário islâmico, e na véspera do Ashura, uma data que homenageia o martírio do neto do profeta Maomé, Imam Hussein.
Durante o período em que sua localização era mantida em segredo por causa de ameaças de Israel, Khamenei apenas divulgava mensagens gravadas. O plano israelense de eliminar o líder iraniano foi impedido pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O presidente americano afirmou que conhecia a localização de Ali Khamenei, mas que não autorizava sua morte, pelo menos por enquanto.