Alexandre Bandeira de Melo, apelidado de Piolho, que comandava o tráfico na comunidade da Vila Vintém, foi sentenciado a 95 anos e 6 meses de reclusão em regime fechado. A sentença foi proferida pelo Tribunal de Júri do Rio de Janeiro na terça-feira (2/7). Piolho foi julgado como responsável pela invasão ao Fórum de Bangu, na zona oeste do Rio, durante a qual uma criança e um policial foram mortos.
Em 31 de outubro de 2013, quatro criminosos armados com fuzis atacaram o fórum com a intenção de resgatar detentos, entre eles Piolho e Vanderlan Ramos da Silva, conhecido como “Chocolate”.
O plano de resgate falhou após uma troca de tiros entre os criminosos e policiais militares, resultando na morte de um menino de oito anos e de um policial. A criança já estava sem vida quando os bombeiros chegaram. Três feridos (dois policiais e uma mulher) foram levados ao hospital Albert Schweizer, mas um dos policiais não resistiu e faleceu.
Os acusados da invasão foram denunciados por homicídio e tentativa de homicídio e ainda aguardam seus julgamentos. Piolho e Chocolate faziam parte do tráfico de drogas na Vila Vintém e se encontram presos em Bangu IV.
A acusação destacou que Piolho não só liderava o crime, como também fornecia suporte e apoio para os autores dos disparos, conforme informou o Ministério Público do Rio de Janeiro.
Piolho era o chefe do tráfico no Morro do Dezoito, na zona norte do Rio de Janeiro, e uma das lideranças da facção Amigos dos Amigos (ADA). Ele participou da sessão do tribunal por videoconferência, pois está detido em um presídio federal.