23.7 C
Brasília
sábado, 19/07/2025

Líder da invasão ao fórum de Bangu é condenado a 95 anos de prisão

Brasília
céu limpo
23.7 ° C
23.7 °
21.7 °
56 %
2.2kmh
3 %
sáb
27 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
29 °
qua
29 °

Em Brasília

Alexandre Bandeira de Melo, apelidado de Piolho, que comandava o tráfico na comunidade da Vila Vintém, foi sentenciado a 95 anos e 6 meses de reclusão em regime fechado. A sentença foi proferida pelo Tribunal de Júri do Rio de Janeiro na terça-feira (2/7). Piolho foi julgado como responsável pela invasão ao Fórum de Bangu, na zona oeste do Rio, durante a qual uma criança e um policial foram mortos.

Em 31 de outubro de 2013, quatro criminosos armados com fuzis atacaram o fórum com a intenção de resgatar detentos, entre eles Piolho e Vanderlan Ramos da Silva, conhecido como “Chocolate”.

O plano de resgate falhou após uma troca de tiros entre os criminosos e policiais militares, resultando na morte de um menino de oito anos e de um policial. A criança já estava sem vida quando os bombeiros chegaram. Três feridos (dois policiais e uma mulher) foram levados ao hospital Albert Schweizer, mas um dos policiais não resistiu e faleceu.

Os acusados da invasão foram denunciados por homicídio e tentativa de homicídio e ainda aguardam seus julgamentos. Piolho e Chocolate faziam parte do tráfico de drogas na Vila Vintém e se encontram presos em Bangu IV.

A acusação destacou que Piolho não só liderava o crime, como também fornecia suporte e apoio para os autores dos disparos, conforme informou o Ministério Público do Rio de Janeiro.

Piolho era o chefe do tráfico no Morro do Dezoito, na zona norte do Rio de Janeiro, e uma das lideranças da facção Amigos dos Amigos (ADA). Ele participou da sessão do tribunal por videoconferência, pois está detido em um presídio federal.

Veja Também