O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou neste domingo (7/12) novos avisos indicando chuvas intensas em grande parte do Brasil. Os alertas são classificados como amarelo e laranja, representando diferentes níveis de risco, e têm validade até as 10 horas da segunda-feira (8/12).
O alerta laranja, que indica perigo maior, cobre uma larga faixa central do país. Nessas regiões, a precipitação pode variar de 30 a 60 mm por hora ou até atingir 100 mm ao longo do dia. Também são esperadas rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.
As áreas incluídas no alerta laranja compreendem os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, toda a região Centro-Oeste, zonas internas de São Paulo e Minas Gerais, além do norte do Paraná.
Alerta amarelo para chuvas intensas
Além disso, o Inmet emitiu um aviso de alerta amarelo, que indica perigo potencial, para a maioria das outras regiões do país. Nesta área, as chuvas previstas variam entre 20 e 30 mm por hora, podendo alcançar até 50 mm em um dia, com ventos fortes de 40 a 60 km/h. Apesar do risco ser menor comparado ao alerta laranja, ainda há possibilidade de quedas de energia e inundações localizadas.

