20.5 C
Brasília
domingo, 07/12/2025

Ibaneis Rocha apoia crescimento e ações sociais das igrejas em Taguatinga

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
18.9 °
84 %
2.6kmh
75 %
seg
24 °
ter
23 °
qua
23 °
qui
26 °
sex
19 °

Em Brasília

O governador Ibaneis Rocha esteve presente na reinauguração da Catedral das Assembleias de Deus de Taguatinga (ADTAG), situada na QNJ 4, Área Especial, na manhã deste domingo (7). Ele cumprimentou a igreja pela ampliação e ressaltou o compromisso de seu governo em continuar apoiando a comunidade religiosa.

“A senhora me contou que a capacidade aumentou de 1.500 para 4.000 fiéis. Por isso, a demanda por estacionamento cresceu, e estamos construindo um novo espaço para atender vocês, com o apoio do deputado distrital pastor Daniel de Castro, que destinou recursos via emendas”, afirmou o governador.

Durante o evento, Ibaneis Rocha ressaltou a importância das religiões para o acolhimento das famílias, destacando o respeito e admiração que nutre por todas elas. “As igrejas, sustentadas pelas contribuições dos fiéis, prestam serviço essencial à sociedade. Muitas vezes, alcançam onde o Estado não consegue. Por isso, regulamentamos a Moeda Social para reconhecer e apoiar os serviços das igrejas, inclusive auxiliando no pagamento dos terrenos”, disse o governador.

O governador lembrou ainda que, desde 2019, ao assumir o cargo, seu primeiro ato foi reativar a Assessoria Religiosa. “Anteriormente, quando presidia a OAB, já lidava com a questão da regularização dos templos. Junto com a Agência de Desenvolvimento (Terracap), atualizamos a legislação e hoje quase 600 templos religiosos estão regularizados”, explicou.

Regularização e apoio às igrejas

Encerrando a manhã, Ibaneis Rocha participou do culto de Santa Ceia na Comunidade Cristã Ministério da Fé, liderada pelos apóstolos Fadi Faraj e Lígia Faraj, em Taguatinga. Durante a cerimônia, destacou as facilidades promovidas pelo governo para a regularização dos templos e o fortalecimento do trabalho social das igrejas.

“Com o apoio da Câmara Legislativa, ampliamos o parcelamento dos lotes de 240 para 360 meses e reduzimos os juros, facilitando a regularização. A Moeda Social também foi regulamentada para remunerar o trabalho das igrejas, que ajuda a manter o pagamento dos terrenos junto à Terracap”, explicou.

O governador enfatizou a importância de garantir condições para que as igrejas sigam atuando junto às comunidades. “Antes, era difícil para as igrejas adquirirem terrenos nos novos bairros de Brasília. Hoje, é obrigatório destinar áreas para esses espaços. Além disso, licitações exclusivas garantem que os templos consigam comprar seus lotes, beneficiando a população mais necessitada”, afirmou.

Valorização das religiões no Distrito Federal

Desde 2019, o governo do Distrito Federal adotou várias medidas para fortalecer as organizações religiosas. Entre as primeiras iniciativas, criou a Unidade de Assuntos Religiosos (Unar), que promove diálogo contínuo com o setor. Também estabeleceu a exigência para que novos bairros tenham espaços reservados para atividades religiosas.

Na pandemia da covid-19, em 2020, o governador Ibaneis Rocha assegurou a continuidade das atividades religiosas ao autorizar o funcionamento dos templos e reconhecer as igrejas como atividades essenciais, garantindo que pudessem seguir acolhendo fiéis e pessoas vulneráveis.

Atualmente, o governo investe na construção do Museu da Bíblia, com R$ 74 milhões destinados a preservar a memória religiosa, difundir as Sagradas Escrituras e criar um novo ponto turístico no Distrito Federal.

Também estão em andamento a construção da Praça da Bíblia em Vila São José, Brazlândia, e a reforma da Praça da Bíblia na Candangolândia, reforçando o respeito do governo às instituições religiosas.

Com informações da Agência Brasília

Veja Também