13.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Hugo esclarece que a Câmara monitora o retorno integral da comitiva em Israel

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
11.1 °
72 %
0kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °

Em Brasília

O líder da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), garantiu nesta sexta-feira (13) que o Parlamento está vigilante e empenhado para assegurar a volta do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP-PB), juntamente com sua equipe que se encontra em Israel.

Diante da recente ofensiva das Forças de Defesa de Israel contra o Irã que resultou no fechamento do espaço aéreo israelense, o prefeito solicitou auxílio a Motta. O parlamentar prontamente acionou o Ministério das Relações Exteriores para agilizar o retorno da comitiva brasileira.

“Conversei há pouco com Cícero Lucena e com o chanceler Mauro Vieira. A Câmara permanece comprometida em garantir a segurança e o regresso de todos presentes em Israel”, declarou Motta em sua rede social X.

Segundo Lucena, a delegação brasileira está em comunicação constante com a embaixada para viabilizar o retorno ao Brasil. O grupo viajou para participar de um evento internacional de tecnologia marcado para os dias 17 a 19 de junho.

“Estamos aguardando condições, dado que o espaço aéreo está fechado. Já conversamos com a embaixada sobre a possibilidade de antecipar o retorno e contamos com o apoio do presidente Hugo Motta e do Itamaraty”, afirmou o prefeito em vídeo compartilhado em suas redes.

Devido ao aumento da tensão entre Israel e Irã, ele e outros prefeitos brasileiros tiveram que buscar proteção em bunkers. O ataque israelense atingiu instalações nucleares no Irã, que prometeu retaliação. O Exército israelense informou que os confrontos já estão em andamento, e o Irã lançou mais de 100 drones contra o território israelense.

Em consequência, o governo israelense decretou o fechamento indefinido do espaço aéreo, dificultando a saída da comitiva. O Ministério dos Transportes de Israel confirmou a medida.

A reportagem procurou o Itamaraty e a embaixada brasileira em Israel para mais informações, mas não obteve retorno até o momento, assim como a embaixada iraniana e a Frente Nacional de Prefeitos.

Veja Também