O homem suspeito de realizar disparos no domingo contra bombeiros que lutavam contra um incêndio florestal nos Estados Unidos foi identificado na segunda-feira (30), informaram as autoridades.
O provável autor dos tiros, que tiraram a vida de dois bombeiros e feriram outro, foi identificado como Wess Roley, de 20 anos, conforme declarou o xerife do condado de Kootenai, Robert Norris.
Roley foi encontrado morto na noite de domingo, após uma busca policial na área do tiroteio. “Aparentemente, ele atirou contra si mesmo”, disse Norris, acrescentando que o suspeito era natural da Califórnia e havia morado em várias regiões da costa oeste dos Estados Unidos.
O incidente aconteceu na montanha Canfield, próximo à localidade de Coeur d’Alene, no estado de Idaho, para onde os bombeiros foram deslocados para atender a um chamado de incêndio florestal.
No domingo, Norris mencionou que as investigações indicam que o fogo foi provocado com a intenção de atrair os bombeiros para a área.
Ao chegarem ao local e tentarem controlar as chamas, os bombeiros relataram ter sido alvejados por tiros e solicitaram reforços.
“Tratou-se de uma armadilha”, comentou Norris. Mais de 300 agentes locais foram mobilizados para apoio.
“Sabemos que, em determinado momento, ele teve o desejo de ser bombeiro, mas não está claro se isso tem relação com o ocorrido”, acrescentou o xerife.
As vítimas que perderam a vida no ataque foram identificadas como Frank Harwood, 42 anos, e John Morrison, 52 anos, ambos experientes do Departamento de Bombeiros de Kootenai.
O bombeiro ferido foi identificado como Dave Tysdal, engenheiro de 47 anos, que passou por duas cirurgias nas últimas 24 horas, segundo o chefe do departamento de Coeur d’Alene, Tom Greif, durante entrevista coletiva.
A violência envolvendo armas de fogo é frequente nos Estados Unidos, onde muitas regiões possuem poucas restrições para a aquisição de armas.
Segundo dados da organização Gun Violence Archive, neste ano foram registrados 189 ataques em massa nos Estados Unidos, definidos pela ONG como incidentes em que quatro ou mais pessoas são mortas ou feridas, sem contar o atirador.