A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio do grupo da Seção de Atendimento à Mulher (SAM) da 27ª Delegacia de Polícia, realizou na manhã desta segunda-feira (1º) a Operação Predador Virtual, cumprindo um mandado de prisão preventiva contra um homem de 31 anos acusado de abuso sexual infantil através das redes sociais.
Segundo as investigações, o suspeito usava plataformas digitais e jogos online para se aproximar e atrair crianças. Utilizando perfis falsos e mentiras, ele criava vínculo com as vítimas para obter informações pessoais íntimas. Com esse material, ele começava a chantagem sexual, ameaçando as crianças para que produzissem e enviassem imagens e vídeos com conteúdo sexual, configurando a produção de pornografia infantil.
O Ministério Público denunciou o acusado em junho deste ano e um mandado de prisão foi emitido na ocasião. Apesar disso, ele fugiu e ficou foragido até ser encontrado e preso pela equipe do SAM ontem.
As investigações, que continuam em andamento, já identificaram pelo menos duas outras vítimas além das iniciais: dois adolescentes de 12 anos, moradores de municípios no estado do Maranhão. A polícia não descarta a existência de outras vítimas e segue apurando o caso.
O suspeito foi detido no seu local de trabalho em Ceilândia. Depois de fugir para São Paulo e Maranhão, ele voltou a Brasília cerca de três meses atrás. Desde então, a equipe realizou monitoramento e diligências para prendê-lo.

