Uma organização criminosa foi detida nesta segunda-feira (1º/12) por enganar turistas nas praias do Rio de Janeiro (RJ) com o chamado “golpe da maquininha”. Os criminosos se aproximavam de visitantes estrangeiros oferecendo cigarros e, ao processar o pagamento pelo cartão, cobravam valores exorbitantes.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) identificou uma vítima romena que sofreu agressão física e teve seu celular roubado por um dos bandidos. Foram cobrados R$ 10.300 pela compra de um único cigarro. O grupo também cercou turistas italianos e tentou cobrar R$ 10 mil cada por cigarros eletrônicos utilizando os cartões das vítimas.
Quatro suspeitos foram capturados na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Um deles, apontado como o líder da quadrilha, tem 11 registros policiais por associação criminosa, roubo, furto e estelionato.
Os detidos foram autuados em flagrante pelos crimes de roubo, tentativa de estelionato, associação criminosa e contrabando.

