O Governo do Distrito Federal (GDF) enviou à Câmara Legislativa um pedido para adicionar R$ 55.654.257,00 ao orçamento de 2025. Esse valor será usado para ajudar a manter o equilíbrio financeiro do sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal.
O recurso será destinado à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) e beneficiará os permissionários e operadoras do sistema de transporte público do DF.
Esse crédito é fundamental para cobrir os custos de operação do sistema, como combustível, manutenção e salários, que muitas vezes são maiores que a receita obtida com as tarifas pagas pelos usuários.
Processo de votação
A proposta do GDF foi enviada ao Legislativo com urgência. Ela será discutida no Colégio de Líderes e pode entrar em votação na sessão do dia 2 de abril.
O governo quer evitar que o debate se prolongue para a próxima semana, já que os trabalhos dos distritais encerram em 10 de abril com a votação do orçamento para 2026.
Importância do equilíbrio financeiro
No transporte público do DF, o equilíbrio financeiro significa que a soma do dinheiro arrecadado com as tarifas e o subsídio do governo deve cobrir todos os custos de operação do sistema.
O montante de R$ 55,6 milhões é um auxílio financeiro do GDF às empresas que operam o transporte público, garantindo a continuidade do serviço mesmo quando o valor das passagens não cobre todas as despesas.
O financiamento desse crédito vem do excesso de arrecadação, conforme explicado pela Secretaria de Estado de Economia.
A aprovação desse projeto é essencial para manter o sistema de transporte público funcionando de forma adequada e garantir o serviço para a população.

