24.5 C
Brasília
sexta-feira, 20/02/2026

GDF ativa equipes para reparar estragos das chuvas em Brasília

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
65 %
5.1kmh
40 %
sáb
24 °
dom
22 °
seg
23 °
ter
24 °
qua
19 °

Em Brasília

Após fortes chuvas em fevereiro, o Governo do Distrito Federal (GDF) colocou equipes em ação em várias regiões para reparar danos, recuperar ruas e fortalecer a infraestrutura urbana. A resposta mais rápida aconteceu em Ceilândia, onde a chuva ultrapassou em quatro vezes a previsão, totalizando cerca de 60 milímetros na noite de quarta-feira (18), enquanto a previsão era de 15 milímetros.

O excesso de água causou enchentes e acúmulo de sujeira em locais como Avenida P Sul, P Norte, Setor O e QNN 8, próximo à estação de metrô, em Ceilândia Sul, sobrecarregando o sistema de drenagem e afetando o trânsito de carros e pedestres.

Na manhã de quinta-feira (19), uma força-tarefa da Administração Regional de Ceilândia, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) trabalhou com máquinas, tratores e caminhões para limpar e desobstruir ruas, retirar galhos, restos de asfalto e terra, além de limpar bocas de lobo e sinalizar buracos. Foram feitas intervenções emergenciais com caminhão térmico para melhorar o tráfego, e a Novacap inspecionou a rodoviária do P Sul.

Antes das chuvas fortes, a Administração Regional de Ceilândia já removia diariamente mais de 40 toneladas de lixo das ruas e mantinha a limpeza constante das bocas de lobo, com monitoramento contínuo das áreas mais vulneráveis durante a temporada de chuvas.

Como medida de longo prazo, a Novacap lançou um edital de licitação para o projeto executivo que visa a adequação e expansão da rede de drenagem pluvial urbana em Ceilândia, com investimento previsto de R$ 14 milhões. O administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, destacou o monitoramento constante e o encaminhamento de pedidos aos órgãos responsáveis.

O secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, ressaltou a colaboração entre órgãos para priorizar ações emergenciais e paliativas nos pontos mais críticos, realizando mutirões nas cidades e solicitando à população que informe as prioridades.

No programa GDF Presente, as ações também foram reforçadas em outras regiões. Na comunidade Santa Luzia, na Estrutural, foram iniciadas obras para a implantação da rede de esgotamento sanitário, com mobilização de máquinas pesadas, escavações, preparação de ruas para pavimentação com bloquetes e construção da futura rodoviária.

No Sol Nascente e Pôr do Sol, após as chuvas, foram realizadas ações paliativas no Trecho II do Sol Nascente, aplicando material fresado e cascalho, nivelando, compactando e corrigindo erosões. As intervenções incluíram o campinho comunitário, vistoria na Chácara 84, contenção com pneus reutilizados, terraplanagem no Pôr do Sol e ação emergencial na Rua do Monte com aplicação de RCC e recuperação do leito carroçável.

O coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Rodrigo Caverna, afirmou que a coordenação agiliza as respostas, otimiza recursos e leva melhorias reais para os moradores.

Informações fornecidas pelo Governo do Distrito Federal

Veja Também