21.5 C
Brasília
terça-feira, 02/12/2025

GDF acolhe 46 pessoas em situação de rua e retira 14 caminhões de entulho no DF

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
94 %
1.5kmh
40 %
ter
27 °
qua
22 °
qui
21 °
sex
23 °
sáb
23 °

Em Brasília

Equipes do Governo do Distrito Federal continuaram esta semana o trabalho de apoio às pessoas em situação de rua e a limpeza de áreas com entulho no Plano Piloto, Paranoá e Ceilândia. Foram atendidas 46 pessoas, retirados 14 caminhões de entulho e desfeitas 10 construções precárias em 21 locais visitados.

As ações começaram na terça-feira (25) no Plano Piloto, na região do Setor Comercial Sul, onde 20 pessoas foram atendidas e um caminhão de entulho recolhido e levado para o local de descarte oficial.

Na quinta-feira (27), as equipes atuaram em 13 pontos no Paranoá, incluindo áreas como o Parque do Paranoá, a Avenida Alta Tensão, antigas feiras e praças. Foram desmontadas duas construções precárias, 12 pessoas foram assistidas, e cinco caminhões de entulho foram recolhidos.

Sexta-feira (28) foi o dia da Ceilândia, nas regiões QNN 18, QNN 27 e QNN 35/27, onde cinco construções precárias foram desfeitas, quatro pessoas receberam atendimento e cinco caminhões de entulho foram retirados.

A semana terminou no sábado (29) com equipes atuando em seis pontos do Plano Piloto, como SQN 304 e 404, áreas verdes próximas ao Aeroclube, SGAS 904 e 607, SQS 303 e SES 809. Três construções precárias foram desmontadas e dez pessoas foram encontradas e ajudadas, além da retirada de três caminhões de entulho.

Política pública local

O Distrito Federal foi o primeiro a lançar um plano de ações públicas para a população de rua após o Supremo Tribunal Federal suspender outras abordagens. Em maio de 2024, foram realizados atendimentos em Asa Sul e Taguatinga que alcançaram cerca de 50 pessoas, oferecendo serviços sociais e públicos.

No mesmo mês, o governo oficializou o Plano de Ação para apoiar pessoas em situação de rua, realizando ações semanais em diversas regiões do DF, incluindo Vila Planalto, Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Arniqueira.

Em julho, a vice-governadora Celina Leão lançou o programa Acolhe DF, focado no cuidado de pessoas em situação de rua com dependência de álcool, tabaco ou outras drogas, fortalecendo as políticas existentes. Também foi inaugurado o primeiro hotel social da capital, com 200 vagas para pernoite e acolhimento de animais, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para essa população.

Veja Também