11.5 C
Brasília
domingo, 13/07/2025

Floresta Nacional de Brasília comemora 26 anos com programação diversa e especial

Brasília
céu limpo
11.5 ° C
11.5 °
10.6 °
87 %
1kmh
0 %
dom
24 °
seg
24 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
26 °

Em Brasília

No coração do Cerrado, a Floresta Nacional de Brasília (Flona) celebra seu 26º aniversário neste sábado (14) com uma programação repleta de atividades gratuitas para todas as idades. Das 7h às 22h, a área protegida localizada na BR-070 se transforma em um grande espaço de eventos ambientais, culturais e esportivos, incluindo trilhas guiadas, oficinas, exposições, corrida na mata, passeio de bicicleta à noite e observação do céu com telescópios.

Mais do que uma celebração, o evento destaca a importância da Flona como local de contato com a natureza, educação ambiental e engajamento comunitário. Durante o aniversário, serão lançados dois projetos inovadores: o “Vi um Bicho!”, iniciativa de ciência cidadã dedicada ao monitoramento da fauna local; e o “Elo das Águas”, que incentiva a restauração ecológica e a recarga hídrica na região.

“O objetivo é despertar o vínculo da população com as áreas protegidas. O aniversário da Flona é uma ocasião para festejar, mas também para mobilizar a sociedade na conservação desse território tão vital para o Distrito Federal”, destaca Fábio Miranda, chefe da unidade de conservação e também da APA da Bacia do Rio Descoberto.

O evento é fruto de uma ampla parceria entre o ICMBio, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o IBAMA, a APA Descoberto e várias instituições, como CAESB, Detran-DF, Zoológico de Brasília, Instituto Cerrados, além de grupos de caminhada, ciclismo e escotismo.

Resiliência e recuperação após incêndio florestal

Segundo Miranda, a celebração deste ano possui um significado especial de resistência e superação. Em 2023, um incêndio de grandes proporções afetou mais de 60% da Flona, forçando o fechamento temporário da unidade e mobilização para a recuperação da fauna e flora.

“Foi um período muito difícil. Precisamos fechar a unidade por mais de dois meses e realizamos esforços intensos para reabrir e mitigar os impactos, com ações emergenciais, plantios, semeaduras e o suporte de voluntários. Hoje, estamos esperançosos para um 2025 com menos queimadas e maior consciência ambiental”, enfatiza.

A organização prevê a presença de cerca de 3 mil pessoas durante o dia, com atividades promovidas por mais de 28 expositores e 20 instituições, além de numerosos grupos de ciclismo e caminhada.

“Esse evento representa a coletividade que mantém a Floresta Nacional viva diariamente. São pessoas que cuidam, frequentam e contribuem para preservar esse local tão singular”, conclui o gestor.

Programação para todos os gostos

Pela manhã, os visitantes poderão participar de trilhas acompanhadas, oficinas sobre temas ambientais, exposições educativas, aulas de yoga ao ar livre e soltura de aves silvestres reabilitadas pelo CETAS Brasília/IBAMA. À tarde, destaque para a 14ª edição do Circuito Caixa Cross Parques, uma corrida com percursos de 5 km e 10 km pelas trilhas da floresta. As inscrições estão esgotadas, comprovando o sucesso da iniciativa que une natureza e esporte.

À noite, a programação segue com observação astronômica organizada pelo Clube de Astronomia de Brasília (CASB), caminhada noturna e pedalada pelas vias internas da unidade.

Projetos que conectam comunidade e meio ambiente

O “Vi um Bicho!”, lançado no evento, convida os presentes a registrarem avistamentos da fauna na Flona, contribuindo para o monitoramento da biodiversidade local. O “Elo das Águas”, em parceria com o Instituto Cerrados e Funbio, tem como metas restaurar áreas degradadas, fortalecer os serviços ecossistêmicos e ampliar a recarga hídrica do território.

— Ao criar locais de convivência, lazer e engajamento ambiental, demonstramos que é possível conciliar preservação e uso público sustentável — ressalta Fábio Miranda.

Informações do evento

  • Evento: 26º aniversário da Floresta Nacional de Brasília (Flona)
  • Data: 14 de junho de 2025 (sábado)
  • Horário: Das 7h às 22h
  • Local: Flona – Rodovia BR-070, Taguatinga, Brasília – DF
  • Entrada: Gratuita e aberta ao público

Veja Também