A competição do Sabor de Escola está chegando ao fim. Nesta semana, oito cozinheiros de escolas públicas garantiram vaga na final após se destacarem nas etapas regionais. Representantes das áreas de ensino do Guará, Santa Maria, Paranoá, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Núcleo Bandeirante e São Sebastião seguem na disputa com pratos que se destacam pelo sabor e criatividade. A final será no dia 15 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde será escolhido o prato vencedor de 2025.
Um dos finalistas, Joedson dos Santos, do Centro de Ensino Fundamental Cerâmica São Paulo, em São Sebastião, ficou muito feliz com a conquista. Seu prato tem filé de tilápia grelhado ao molho de moqueca, servido com arroz ao leite de coco. Ele disse: “Estou muito feliz! Passei mais uma fase. Graças a Deus! Estou preparado para a final.”
Com torcida animada, a Escola Cerâmica São Paulo levou alegria e instrumentos para apoiar o “tio Joedson”. A estudante Ramila Macedo, 12 anos, comemorou: “Torci muito por ele. Ele tem pratos deliciosos, como o arroz com carne moída e a canjica que é especial.”
Destaques
Com o maior número de participantes, Ceilândia tem a finalista Marli Pereira, da Escola Classe 15 de Ceilândia. Ela preparou o prato Joia Assada com peixe ao molho, gratinado com queijo e batata, acompanhado de arroz branco e salada tropical. Marli tem 15 anos trabalhando com merenda escolar e está emocionada: “Estou muito feliz e com expectativa para a final. É a recompensa de muitos anos de dedicação. Ser reconhecida pelo Sabor de Escola é uma honra.”
O coordenador da região de Ceilândia, Vinícius Bürgel, elogiou o trabalho de Marli e de toda a equipe: “Sabíamos que chegaríamos à final. Acompanhamos de perto o trabalho delas. É incrível o que fazem. Ceilândia está de parabéns!”
Premiações
Os oito finalistas receberão prêmios entre R$ 4 mil e R$ 15 mil. As três escolas finalistas ganharão reformas e novos equipamentos para suas cozinhas.
Os cozinheiros receberão também o jaleco oficial personalizado do concurso, um troféu exclusivo, certificado, participação em vídeos e minidocumentários, suas receitas incluídas no livro oficial, vouchers gastronômicos, homenagens estudantis, participação em eventos oficiais e uma placa comemorativa para a escola finalista.
Cardápio especial de Natal
Na etapa anterior, na Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, foi anunciado um cardápio natalino especial que será oferecido a todos os estudantes da rede pública para celebrar o fim do ano com carinho e sabor.
Semifinalistas classificados:
- Karlene Pereira Moreira, da Escola Cora Coralina, Paranoá. Prato: Quibe de abóbora com creme de inhame;
- Mislene Máximo dos Santos Rodrigues, do CEF Cerâmicos Reunidos Dom Bosco, Planaltina. Prato: Chilli Escola;
- Joedson dos Santos, do CEF Cerâmica São Paulo, São Sebastião. Prato: Filé de tilápia grelhada ao molho de moqueca;
- Cristiane Nogueira de Oliveira, do CEF 201 de Santa Maria. Prato: Filé de peixe com purê de inhame e molho verde;
- Andreia Medeiros Verde Lima, do CEF Metropolitana, Núcleo Bandeirante. Prato: Arroz carreteiro cremoso com lombo suíno e legumes salteados;
- Maria Cristina de Carvalho Ferreira, da EC 08 do Guará II. Prato: Tropeiro Kids;
- Francisca Nunes Alecrim, do CEF 12 de Taguatinga. Prato: Canjica de frango;
- Marli Pereira Bueno de Souza, da EC 15 de Ceilândia. Prato: Joia Assada.
Com informações da Agência Brasília.

