11.5 C
Brasília
domingo, 13/07/2025

FBI oferece recompensa de US$ 50 mil por informações sobre atirador de legisladores nos Estados Unidos

Brasília
céu limpo
11.5 ° C
11.5 °
10.6 °
87 %
1kmh
0 %
dom
24 °
seg
24 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
26 °

Em Brasília

O FBI está disponibilizando até cinquenta mil dólares para qualquer pessoa que possua informações que levem à captura e provável condenação de Vance Luther Boelter, acusado de disparar contra dois membros do legislativo em Minnesota, EUA, no sábado (14/6).

Fotos de Boelter e detalhes da recompensa foram divulgados na página oficial do FBI e nas redes sociais do Departamento de Segurança Pública de Minnesota. Essa ação visa localizar o atirador que permanece foragido.

A vítima fatal foi a deputada estadual Melissa Hortman, que faleceu junto com seu esposo na residência onde estavam.

Logo depois do ataque, o atirador também feriu o senador John Hoffman e sua esposa, dentro da residência onde moravam.

Segundo fontes policiais, o suspeito usava um chapéu de cowboy claro, uma camisa ou jaqueta escura de mangas compridas, calças claras e carregava uma bolsa escura.

Agressões

Melissa Hortman, deputada do estado de Minnesota, e seu marido, Mark Hortman, foram atingidos por disparos na casa onde residiam. Os dois foram levados para o hospital após a notificação da polícia local por volta das 2h da manhã (hora local), porém não resistiram aos ferimentos.

Também no mesmo caso, o atirador feriu o senador John Hoffman e sua esposa em sua casa. A polícia foi acionada para o local por volta das 3h35 (hora local). Ao chegarem encontraram os dois baleados. Eles foram submetidos a cirurgia e sobreviveram.

Violência política

Tim Walz, governador de Minnesota, classificou o ataque aos legisladores democratas no estado como um ato de violência política. Uma deputada foi morta e um senador ficou ferido no incidente ocorrido no sábado (14/6).

“Esse foi um ato de violência política dirigida”, declarou Walz em pronunciamento ao estado. “Conflitos não se resolvem com violência nem pelo uso de armas”, completou.

Em seu discurso, o governador condenou os atos violentos e ressaltou a importância do diálogo e dos princípios democráticos para solucionar divergências na sociedade.

Segue a tradução do pronunciamento de Tim Walz:

O debate pacífico é a essência da nossa democracia. Não solucionamos nossos dissensos através da violência ou do armamento. No estado de Minnesota, mesmo na legislatura estadual mais dividida do país na semana passada, conseguimos sentar, dialogar e servir o estado juntos.

Demonstramos que, mesmo em tempos politicamente intensos, é possível encontrar equilíbrio e manter os princípios da democracia e do discurso respeitoso. Em Minnesota e em todo o país, devemos rejeitar todas as formas de violência política.

Neste momento difícil, o trágico acontecimento em Minnesota deve nos lembrar que a democracia e os debates nos corredores do Congresso, nas casas estaduais e nos conselhos escolares são os caminhos para resolver pacificamente as diferenças e aprimorar a sociedade.

Veja Também