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Facebook não consegue impedir desinformação antiaborto em espanhol, diz estudo

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Um grupo examinou nove perfis atingindo mais de 2,79 milhões de pessoas vendendo informações imprecisas sem consequências

Fotografia: Dado Ruvic/Reuters

Páginas antiaborto do Facebook com milhões de seguidores estão espalhando desinformação sobre aborto para falantes de espanhol com pouca ou nenhuma intervenção da plataforma de mídia social, de acordo com um novo relatório da Naral Pro-Choice America.

O grupo de direitos ao aborto examinou nove páginas do Facebook que alcançam mais de 2,79 milhões de pessoas para o relatório inédito, parte de seus esforços para mostrar como a desinformação é disseminada pelos opositores do aborto. Os pesquisadores descobriram que várias das páginas “repetidamente espalham informações medicamente imprecisas sobre o aborto sem nenhuma ação do Facebook”, destacando o que os especialistas descreveram como uma crise de desinformação em espanhol que está escapando.

O relatório vem quando os direitos reprodutivos estão em perigo nos EUA, com a expectativa da Suprema Corte de derrubar a decisão histórica Roe v Wade , que garantia o direito ao aborto nos EUA.

“Nunca foi tão importante que as pessoas tenham acesso a informações medicamente precisas sobre o aborto – não importa o idioma que falem. O que está claro aqui é que extremistas anti-escolha estão capitalizando o fracasso das empresas de mídia social em moderar a desinformação em espanhol”, disse Mini Timmaraju, presidente da Naral Pro-Choice America, em um comunicado.

A pesquisa do grupo descobriu que os artigos em espanhol se concentravam na política de aborto dos EUA que recebeu mais engajamento nas mídias sociais “anti-escolha esmagadoramente magra” e vêm de veículos com afiliações religiosas.

Muitas das páginas do Facebook em espanhol examinadas pelos pesquisadores da Naral espalham desinformação sobre a segurança do aborto, alegando que isso aumenta o risco de câncer de mama, ansiedade, infertilidade, depressão e suicídio. Algumas postagens foram visualizadas milhares de vezes sem intervenção do Facebook.

O conteúdo espalha a mesma desinformação sobre o aborto que os grupos antiaborto de língua inglesa, que também divulgam informações medicamente imprecisas sobre o aborto e demonizam os provedores de aborto, diz o relatório.

O catolicismo desempenha um papel fundamental em grande parte do conteúdo em espanhol, o que sugere que o apoio à assistência ao aborto conflita com a identidade religiosa. O movimento antiaborto de língua espanhola se baseia em estereótipos, disse Gabriela Rico, pesquisadora principal do relatório, como que as pessoas latinas se opõem amplamente ao aborto e são todas católicas.

“Esta não é apenas uma suposição falsa e racista, mas uma maneira de o movimento anti-escolha apagar a maioria das pessoas latinas que apoiam a liberdade reprodutiva – muitas vezes por causa, não apesar de sua fé”, Rico, uma pesquisa da Naral manjedoura, disse.

Uma pesquisa recente da Navigator Research descobriu que 65% dos hispano-americanos apoiam o Congresso aprovando uma lei para garantir o direito ao aborto nos EUA.

A disseminação da desinformação sobre o aborto é parte do fracasso mais amplo do Facebook em moderar o conteúdo em espanhol, dizem especialistas. Um estudo no ano passado descobriu que apenas 30% da desinformação em espanhol é sinalizada com rótulos de advertência, em comparação com 70% em inglês. Os legisladores pediram à empresa que faça mais para lidar com o que eles consideram uma “ crise de desinformação ”. Em resposta aos legisladores, o Facebook se concentrou nos recursos que a empresa colocou para limitar a desinformação, afirmando que tem “35.000 pessoas trabalhando nesses desafios”.

O Facebook não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre as descobertas de Naral.

Várias plataformas de mídia social não conseguiram impedir a desinformação sobre o aborto em espanhol e inglês, mas as decisões de moderação do Facebook foram “particularmente problemáticas”, disse o relatório.

O fracasso em remover a desinformação sobre o aborto tem “implicações diretas para 72% das pessoas latinas nos Estados Unidos que usam sua plataforma”, afirma o relatório.

“As comunidades latinas são constantemente alvo de desinformação antiescolha – vi isso não apenas no meu trabalho neste relatório, mas em minha própria família e comunidade”, disse Rico. “As pessoas que falam espanhol merecem receber informações precisas sobre liberdade reprodutiva, não ser enganadas e usadas como peões em um jogo político.”

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5G será lançado em Brasília daqui alguns dias, diz presidente da TIM

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As operadoras que arremataram lotes no leilão do 5G têm até o fim de setembro para começar a ofertar os serviços em todas as capitais do País

5G: tecnologia estará disponível em Brasília daqui alguns dias, de acordo com presidente da TIM (Getty Images/Getty Images)

O presidente da Telebrasil e da TIM Brasil, Alberto Griselli, afirmou nesta terça-feira, 28, que em “alguns dias” a tecnologia 5G será lançada em Brasília.

“Estamos esperando a liberação. O 5G vai virar realidade no Brasil”, disse Griselli durante abertura do Painel Telebrasil 2022 Summit. Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Brasília deve ser a primeira capital a ter o sinal liberado para a ativação do 5G no Brasil.

As operadoras que arremataram lotes no leilão da tecnologia no ano passado têm até o fim de setembro para começar a ofertar os serviços em todas as capitais do País.

Na palestra, Griselli listou o que chamou de conquistas do setor nos últimos 12 meses, como o leilão do 5G e a reorganização do mercado com a saída da Oi, que concluiu a venda de seus ativos móveis para a TIM, Claro e Vivo.

De acordo com o presidente da Telebrasil e da TIM Brasil, com a transação e o processo de migração dos clientes, os consumidores podem experimentar uma melhora significativa na qualidade dos serviços, do ponto de vista de cobertura e sinal.

“Essa reorganização é mais um passo na evolução do modelo de competição baseado em volume e em valor, e com mais atenção em inovação e na qualidade ao cliente”, disse.

Griselli afirmou ainda que o segmento de telecomunicação cresceu na geração de empregos diretos, e demonstrou resiliência “forte” e centralidade na economia brasileira nos últimos anos. “Lembrando que somos uma indústria antinflacionária”, disse.

(Estadão Conteúdo)

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É hora de dar tchau ao Hangouts; serviço será desativado no segundo semestre

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O destino dos usuários que ainda usam o mensageiro é o Chat, app de proposta bastante similar

Google Hangouts: o aplicativo nunca vingou como um mensageiro popular (Foto/Reprodução)

Os últimos sobreviventes que ainda “habitam o app” mensageiro Hangout, do Google, terão de dizer adeus ao serviço. Nesta segunda-feira, 27, a empresa do buscador afirmou que começará a migrar as contas para o Chat, um aplicativo de proposta similar.

Para quem usa o Hangouts em dispositivos móveis, um aviso será emitido pedindo para que seja realizada a migração. No entanto, o aplicativo ainda poderá ser usado até novembro, e a empresa diz que os usuários terão “pelo menos” um mês de aviso antes que a página da plataforma comece a redirecionar automaticamente para o site do Chat.

O Google também promete transferir as conversas automaticamente para o aplicativo mais recente.

O movimento da empresa é eliminar gradualmente a marca Hangouts em favor de seus serviços de mensagens mais recentes, então não é surpresa que a companhia finalmente tenha decidido encerrar a plataforma.

E, embora nunca tenha se firmado como um app popular, o obsoleto Hangouts teve seus fãs devotos. Contudo, segue pelo mesmo destino do antecessor Google Talks.

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Entrega rápida: AliExpress aumenta frequência de voos fretados para o Brasil

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Com o envio de oito aviões por semana, a empresa promete entregar pedidos internacionais em até sete dias

Expansão no Brasil: voos praticamente diários e aumento nas vendas (Getty Images/NurPhoto / Colaborador)

Com o objetivo de cumprir a promessa de entregar compras internacionais em até sete dias, a varejista AliExpress agora faz oito voos semanais fretados para o Brasil.

Há um ano atrás, a companhia realizava cinco voos, e já tentava manter o prazo de sete dias. Contudo, considerando que os produtos seguem por uma via sacra até serem liberados pela Receita Federal e despachado para o cliente, os novos voos devem acelerar o processo e manter a estimativa de tempo abaixo do limite.

O movimento faz sentido ao levar em conta o bom momento da empresa no país. No aniversário de 12 anos da marca, em 27 de março, o AliExpress fez uma promoção com descontos. O resultado foi um aumento de 190% nas vendas em relação ao mesmo período de 2021.

O marketplace fará sua maior ação de descontos em 2022 entre os dias 27 de junho e 1º de julho. Chamada “Joga no Carrin”, ela promete descontos de até 80%, além de frete gratuito para milhões de novos itens.

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LG compra startup que desenvolve carregadores compactos para veículos elétricos

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O plano da sul-coreana é ter um vasto portfólio para atender e dar suporte às montadoras e donos de carros elétricos

(Reprodução/LG)

A LG parece estar firmando os alicerces do seu negócio no crescente mercado de veículos elétricos.

Com a aquisição da startup sul-coreana de carregadores de baterias para veículos elétricos AppleMango, a conhecida fabricante de eletrônicos pretende desenvolver estações de carregamento compactas, de interface amigável e que permitam a gestão do tempo de carregamento em tempo real.

A compra se junta a outras iniciativas da empresa na eletrificação, que já conta com baterias, telas e sensores para carros elétricos.

Recentemente, juntou forças com a Magna International para desenvolver motores elétricos, inversores e carregadores de bordo para montadoras.

No caso da AppleMango, ainda que a empresa seja bastante nova — foi fundada há três anos em 2019 —, ela já desenvolveu algumas tecnologias proprietárias, como um carregador para carros portátil.

A LG também trabalhará com os parceiros GS Energy, que opera instalações de carregamento de veículos elétricos e a GS Neotek para desenvolver a infraestrutura necessária.

Além disso, a LG planeja instalar uma linha de produção de carregadores no LG Digital Park na Coreia do Sul até o final de 2022.

O objetivo é fornecer a uma variedade de clientes soluções personalizadas de carregamento, incluindo sistemas para residências, shopping centers, hotéis e prédios públicos.

 

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Ministério da Justiça ordena que TikTok retire conteúdo impróprio para menores de 18 anos

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O app de vídeos curtos tem 72 horas para atender à determinação da Senacon sob pena de multa diária

(Reuters/Dado Ruvic)

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, determinou nesta sexta-feira que o TikTok suspenda a exibição de conteúdos impróprios para menores de 18 anos.

O TikTok tem 72 horas para atender à determinação da Senacon sob pena de multa diária de R$ 1 mil. A informação foi publicada pela coluna do Lauro Jardim.

O despacho publicado no Diário Oficial da União faz algumas distinções. Na modalidade de acesso irrestrito, em que não é necessário se conectar com uma conta, a Senacon determina que todos os conteúdos para maiores, como uso de drogas, sexualização, jogos de azar e violência, sejam suspensos.

Já para a modalidade em que é necessário fazer o login, a suspensão dos conteúdos vale até que a plataforma aprimore o sistema de segurança que impede o cadastro de menores de 13 anos e limita o acesso ao conteúdo para menores de 16 anos.

Segundo o despacho, esse aperfeiçoamento deve garantir que a idade dos usuários seja verificada “de maneira eficaz”.

A Senacon também determinou que o documento seja enviado ao Ministério Público Federal de São Paulo e para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para “conhecimento e adoção de providências cabíveis”, além da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Resposta do TikTok

O TikTok informou que ainda não foi notificado oficialmente, mas destacou que remove conteúdos em desacordo com suas diretrizes, inclusive os que foram mencionados pela Senacon. Disse também que tem parceria com especialistas e organizações de segurança para apoiar esse trabalho. Ressaltou ainda que não permite menores de 13 anos na plataforma, e que, no caso dos menores de 16 anos, fornece uma ferramenta que permite aos pais ter acesso às contas dos filhos.

“A segurança da comunidade do TikTok é nossa maior prioridade e temos políticas, processos e tecnologias robustas para ajudar a proteger todos os usuários, principalmente os nossos membros mais jovens. Para garantir um ambiente seguro para todos, nossas Diretrizes da Comunidade deixam claro os conteúdos que não são permitidos em nossa plataforma, por exemplo, violência e conteúdos explícitos, que serão removidos assim que identificados”, disse o Tik Tok em nota.

O que dizem os especialistas?

Jéssica Lemos, especialista em análise do comportamento e psicóloga que trabalha com o público infantojuvenil, explica que a responsabilidade pelo consumo do conteúdo precisa ser dividida entre as plataformas e os pais das crianças.

Lemos ressalta que a exposição não acontece só nas redes sociais, mas em plataformas de streaming, no cinema, na televisão e os pais precisam ter um diálogo com as crianças, que também precisam se sentir confortáveis a trazer suas dúvidas para casa.

“Quando os pais são participativos, os cuidadores são participativos, estão dispostos a dedicar tempo à criação dos filhos e dialogam sobre esses temas delicados, eles geram confiança nesse criança ao ponto dela saber a fonte mais confiável de todas é dentro de casa e não lá fora”, disse.

Para a neuropsicóloga Aline Gomes, ter um filtro ou barreira de conteúdo nas redes sociais seria muito importante nesse processo, além do diálogo entre pais e filhos.

“Eu sou a favor das crianças saberem que alguém olha por elas, olha com elas. Para elas pode ser chato, sim, mas é também uma mensagem de cuidado, eu coloco limite em você, eu te amo, cuido de você, protejo e me preocupo com você”, apontou.

(Agência O Globo)

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Celulares lideram fraudes no e-commerce e causam prejuízo de mais de R$ 39 mi no 1º trimestre

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Estudo da OLX e do AllowMe identificou que modelos da marca iPhone são os mais visados, respondendo por 70% dos golpes

Golpes no e-commerce: utilizar os meios de pagamentos das plataformas de compras é um dos meios de se manter livre de compras enganosas (Getty Images/Sitthiphong)

Um estudo da  plataformas de compra e venda online OLX, e do AllowMe, de proteção de identidades digitais, identificou que os celulares lideram entre os produtos com mais fraudes no comércio eletrônico no 1º trimestre de 2022. O golpe da “compra confirmada” é o mais comum, com 68% dos casos, seguido por “anúncio falso” com 31%.

O prejuízo estimado com esse tipo de golpes foi de cerca de R$ 39,7 milhões. Os modelos da marca iPhone são os mais visados pelos golpistas, concentrando 70% dos golpes nessa categoria. Para atrair as vítimas, os fraudadores costumam anunciar os produtos cerca de 14% mais barato que os anúncios idôneos.

“Celulares já são historicamente bastante visados por fraudadores, por terem um alto valor e serem fáceis de serem revendidos. Os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda eletrônica para aplicar a engenharia social e enganá-los”, explica Beatriz Soares, diretora de Produto e Operações da OLX.

Perfil das vítimas A maioria dos brasileiros que caíram em fraudes são homens (70%), contra 30% de mulheres. 77% das vítimas têm até 31 anos.

A região sudeste é a que mais teve fraudes confirmadas, com o estado de São Paulo liderando com 30%, seguido por Rio de Janeiro, 16%, e Minas Gerais, 9%.

O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a março de 2022, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.

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