Nossa rede

Aconteceu

Estudo: cérebro pode ver neuropróteses como parte do corpo

Publicado

dia

Um estudo divulgado nesta segunda-feira indica que o cérebro pode assimilar próteses como parte do próprio corpo. “O estudo mostra que o córtex somatossensorial pode ser influenciado pela visão, o que vai contra tudo escrito nos livros de neurociência”, diz o brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade Duke (EUA) e participante do estudo.

 “As descobertas suportam a teoria de que o córtex não está estritamente segregado em áreas que trabalham com uma função sozinha, como toque ou visão”, diz o neurocientista. O estudo foi publicado hoje na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).​

No estudo, dois macacos observavam uma imagem gerada em computador que era tocada por uma bola virtual. Ao mesmo tempo, os braços reais dos animais eram tocados, o que levava a uma resposta no cérebro.

 Após a primeira fase, os macacos observavam o braço virtual sendo tocado pela bola de borracha, mas os braços reais não. Os cientistas, contudo, observavam que o cérebro reagia da mesma maneira, ou seja, que os animais sentiam como se a bola de borracha os tocasse de verdade.

Além disso, os pesquisadores descobriram que a resposta ao estímulo virtual era 50 a 70 milissegundos mais lenta que o toque físico, o que é consistente com o tempo envolvido nos caminhos que ligam as áreas do cérebro responsáveis pelo processamento visual e os córtices somatossensorial e motor.

 As descobertas têm implicações nas pesquisas de interfaces cérebro-máquina, que estudam o uso de máquinas controladas neurologicamente para devolver o movimento a pacientes com paralisia. Segundo os cientistas, os dados podem levar a neuropróteses que são vistas pelo cérebro como parte da imagem interna do corpo.

 Nicolelis afirma que as descobertas serão incorporadas ao projeto Andar de Novo (Walk Again), que pretende fazer uma pessoa com paralisia dar o chute inicial da Copa do Mundo de Futebol de 2014. “Enquanto ficamos proficientes no uso de ferramentas – um violino, uma raquete de tênis, um mouse ou um membro prostético -, nosso cérebro provavelmente muda sua imagem interna de nossos corpos para incorporar essas ferramentas como extensões de nós mesmos.”

Aconteceu

Identificado motorista suspeito de atropelar e matar ciclista na Asa Norte, em Brasília

Publicado

dia

Por

Marcelo Damasceno Barroso fugiu sem prestar socorro e se apresentou na delegacia 11 dias depois; G1 tenta contato com defesa. Vítima morreu no local.

Bombeiros atendem ocorrência, na Asa Norte, onde dois ciclistas foram atropelados; um deles morreu — Foto: Corpo de Bombeiros do DF/ Divulgação

Foi identificado o motorista suspeito de atropelar e matar o ciclista Ricardo Aragão, de 58 anos, na noite do dia 10 de outubro. Marcelo Damasceno Barroso dirigia o carro envolvido no acidente, na quadra 704 Norte. Ele fugiu do local sem prestar socorro e se entregou à polícia na terça-feira (20).

A informação foi publicada pelo portal Metrópoles e confirmada pela Globo. Até esta segunda-feira (26), a Polícia Civil não havia divulgado a identidade dele devido à lei de abuso de autoridade.

Acompanhado de três advogados, Marcelo Damasceno Barroso se apresentou na 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), depois que os policiais fizeram buscas na casa onde mora.

Pedaço do para-choque do carro do suspeito de matar ciclista — Foto: PCDF/Divulgação

Pedaço do para-choque do carro do suspeito de matar ciclista — Foto: PCDF/Divulgação

De acordo com a investigação, Marcelo permaneceu em silêncio e não ficou preso por não haver flagrante. No entanto, o delegado João Guilherme Medeiros, responsável pelo caso, disse que ele já foi indiciado pelos crimes de homicídio, lesão corporal, omissão de socorro e evasão do local do acidente.

O carro supostamente envolvido no acidente foi apreendido e vai passar por perícia. Os policiais compararam um pedaço do para-choque encontrado no local da morte com o do veículo – que estava quebrado – e a peça encaixou, segundo os investigadores.

Ciclista atropelado

O acidente aconteceu na quadra 704, perto do Colégio Militar de Brasília, por volta das 22h do dia 10 de outubro. O Corpo de Bombeiros tentou reanimar o ciclista, por cerca de 40 minutos, no entanto, ele não resistiu aos ferimentos provocados pelo impacto da batida.

Ver mais

Aconteceu

Ex-mister é preso por atirar na namorada e em PM em estacionamento de boate em Cuiabá, diz polícia

Publicado

dia

Por

Disparos foram feitos depois que o suspeito tomou a arma do policial, segundo o boletim de ocorrência. Namorada foi baleada no braço e PM na mão.

O empresário e ex-mister Cuiabá, Michael Bruno Silva Batista, de 29 anos, foi preso na madrugada desta segunda-feira (26) em Cuiabá — Foto: Instagram/Reprodução

O empresário e ex-mister Cuiabá, Michael Bruno Silva Batista, de 29 anos, foi preso na madrugada desta segunda-feira (26) suspeito de atirar contra a namorada e um policial militar durante uma briga no estacionamento de uma boate, no Centro de Cuiabá.

De acordo com a Polícia Militar e a Polícia Civil, Michael foi preso por ameaça e tentativa de homicídio. O G1 não localizou o advogado dele.

Segundo o boletim de ocorrência da PM, o ex-mister foi detido por um bombeiro que testemunhou a briga. Ele afirmou aos policiais que viu Michael agredindo e tomando a arma do policial militar, de 29 anos.

O empresário e ex-mister Cuiabá, Michael Bruno Silva Batista, de 29 anos, foi preso na madrugada desta segunda-feira (26) em Cuiabá — Foto: Facebook

O empresário e ex-mister Cuiabá, Michael Bruno Silva Batista, de 29 anos, foi preso na madrugada desta segunda-feira (26) em Cuiabá — Foto: Facebook

Disparos foram feitos e atingiram tanto o PM quando a namorada de Michael, de 27 anos.

Michael também tentou agredir o bombeiro e levou um soco no rosto. O policial foi atingido na mão e a namorada do suspeito foi baleada no braço. O primeiro foi socorrido até um hospital particular. Já a namorada foi levada ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Depoimento à Polícia Civil

Na Central de Flagrantes de Cuiabá, Michael afirmou que estava indo embora com a namorada e aguardava a entrega do carro dele, uma BMW, pelo manobrista da boate. Quando o funcionário chegou com o veículo, um homem, que seria o policial, disse que o carro era dele.

Michael afirma que o policial sacou a arma e eles começaram a brigar. Ele também contou que não sabe quem fez os disparos.

Testemunhas afirmaram que a briga, de fato, começou com a BMW já que os dois teriam o mesmo tipo de carro.

O delegado de plantão, Marcelo Fernandes Jardim, enviou um ofício ao Poder Judiciário e ao Ministério Público sobre a prisão em flagrante de Michael por desacato e tentativa de homicídio. O ex-mister será encaminhado para audiência de custódia em Cuiabá.

Ver mais

Aconteceu

Bombeiros resgatam porca e filhotes de dentro de cisterna em Patos de Minas

Publicado

dia

Por

Fato ocorreu na comunidade rural chamada Baixadinha.

Porca sendo resgatada de cisterna em Patos de Minas — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Uma porca e quatro filhotes foram resgatados com vida de dentro de uma cisterna pelo Corpo de Bombeiros na comunidade rural Baixadinha em Patos de Minas, na última sexta-feira (23).

Segundo os bombeiros, devido ao peso dos animais e à profundidade de 5 metros do fosso, foi necessário o uso de um sistema de multiplicação de força montado em um tripé.

Cisterna onde animais caíram em Patos de Minas tinha 5 metros de profundidade — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Cisterna onde animais caíram em Patos de Minas tinha 5 metros de profundidade — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 

Ver mais

Aconteceu

Ladrões invadem casa no DF, roubam carro e fogem com menina de 11 anos dentro

Publicado

dia

Por

Ladrões invadem casa no DF, roubam carro e fogem com menina de 11 anos dentro

Suspeitos roubam carro com criança dentro e são presos após colidirem com outros dois veículos, no DF — Foto: Divulgação

Dois homens suspeitos de roubar um carro com uma menina de 11 anos dentro, no Riacho Fundo II, foram presos na noite deste domingo (25), no Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar, a dupla invadiu uma casa e fugiu com o veículo da família, porém, a criança estava no banco de trás do automóvel.

O crime foi por volta do meio-dia. De acordo com os militares, a abordagem ocorreu quando a menina estava no veículo para pegar uma carteira para a família, que almoçava. Nesse momento, os criminosos entraram no automóvel e fugiram.

A criança foi deixada na entrada da região, e a dupla fugiu em direção ao Gama. A menina não se feriu.

Policiais Militares foram acionados e iniciaram a perseguição. Os assaltantes só pararam quando colidiram em outros dois carros e, em seguida, capotaram, na pista que divide a região de Santa Maria e a cidade de Valparaíso, no Entorno do DF.

Um dos criminosos sofreu fratura exposta na perna e precisou ser encaminhado ao Hospital de Base. O outro foi levado para a 20ª Delegacia de Polícia, no Gama. Os ocupantes dos outros veículos não se feriram.

Crimes caem durante pandemia

O distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus impactou nos índices de criminalidade no Distrito Federal. O mais recente levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostra que houve redução no total de crimes entre os meses de março – quando a capital registrou o primeiro caso da Covid-19 – e setembro deste ano.

Os casos de roubo a comércio foram os que mais tiveram queda durante o período. Segundo o monitoramento da pasta, nos últimos sete meses ocorreram 444 crimes dessa natureza. No ano passado, as delegacias registraram 829 ocorrências desse tipo – uma redução de 45,2%.

Também houve redução nos casos de furto em veículo (36,4%) e nos índices dos seguintes crimes (veja gráfico abaixo):

  • Homicídios
  • Latrocínios
  • Feminicídios
Redução nos crimes do Distrito Federal durante a pandemia (%)
Comparação entre março e setembro de 2019 e 2020

Ver mais

Aconteceu

Colisão frontal deixa três pessoas feridas na BR-010, em Imperatriz

Publicado

dia

Por

Três pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito na BR-010, na cidade de Imperatriz, na Região Tocantina, envolvendo um carro de passeio e um caminhão.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu, por volta das 11h50 dessa sexta-feira (23), na altura do Km 269 da rodovia, distante 9 km da Unidade Operacional da PRF na Lagoa Verde, sentido Açailândia.

Após a perícia realizada pelos policiais rodoviários federais, foi verificado que o veículo Fiat/Siena teria forçado uma ultrapassagem próximo à ponte do rio Barra Grande, colidindo frontalmente com um caminhão, que seguia de Imperatriz sentido Açailândia.

Além do caminhão e do Fiat/Siena, outros dois veículos foram envolvidos no acidente, uma motocicleta e uma caminhonete.

Três pessoas ficaram feridas, sendo que o motorista do Fiat ficou em estado grave.

Colisão frontal deixa três pessoas feridas na BR-010, em Imperatriz. — Foto: Divulgação/PRF.

Colisão frontal deixa três pessoas feridas na BR-010, em Imperatriz. — Foto: Divulgação/PRF.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) socorreram as vítimas, que foram encaminhadas para unidades hospitalares em Imperatriz.

Ver mais

Aconteceu

Jovem de 14 anos pega carro escondido dos pais e morre em acidente

Publicado

dia

Por

O carro bateu de frente com o caminhão e o garoto não resistiu. Colisão ocorreu no Mato Grosso

(crédito: Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso/Divulgação)

Um adolescente de 14 anos morreu após pegar o carro dos pais escondido e bater em um caminhão, na noite desta quarta-feira (21/10). O acidente ocorreu na BR-174, em Pontes e Lacerda, interior de Mato Grosso.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro atingiu o caminhão de frente e o garoto morreu antes da chegada do socorro. Ele estava sozinho no veículo.

O motorista do caminhão disse que tentou desviar do carro que vinha na contramão. Ele não se feriu.

A Polícia Civil vai investigar o caso.

Ver mais

Hoje é

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Publicidade

Disponível nosso App

Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade

Viu isso?