24.5 C
Brasília
sexta-feira, 20/02/2026

Encontro reúne líderes latino-americanos para discutir alfabetização em Brasília

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
65 %
5.1kmh
40 %
sáb
24 °
dom
22 °
seg
23 °
ter
24 °
qua
19 °

Em Brasília

O Ministério da Educação (MEC) vai promover, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2026, em Brasília (DF), o Encontro Internacional sobre Alfabetização, Equidade e o Futuro. O evento tem como objetivo fortalecer a colaboração entre países da América Latina focando na alfabetização infantil de maneira justa.

Representantes de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai estarão presentes para debater temas importantes. A meta principal é criar um compromisso político regional e uma agenda técnica comum para garantir que todas as crianças tenham o direito à alfabetização no começo do ensino fundamental.

Durante o encontro, haverá painéis sobre políticas educacionais, alinhamento de visões políticas relacionadas à alfabetização, equidade e futuro compartilhado, além de discussões técnicas baseadas em pesquisas da América Latina. Também participarão secretarias estaduais e municipais, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec), organizações internacionais, universidades, redes de pesquisa e representantes da sociedade civil.

O evento é organizado pelo MEC, através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), a Unesco, a Associação Bem Comum, a Fundação Lemann e o Instituto Natura.

A transmissão será feita online pelo canal do MEC no YouTube, com tradução simultânea em português, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando a ampla participação do público. O encontro ocorrerá no Auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), da Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU), a partir das 9h, no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, em Brasília.

A programação completa está disponível no site oficial do MEC.

Informações fornecidas pelo Governo Federal

Veja Também