Em meio a críticas sobre o plano orçamentário de Donald Trump, o bilionário Elon Musk sugeriu a criação de um novo partido político nos Estados Unidos, um grupo que, segundo ele, “se preocupe com a população”. A ideia foi divulgada pelo empresário nesta segunda-feira (30/6) em suas redes sociais.
No X, Musk expressou novamente seu descontentamento com a proposta de lei de Trump, chamada de “One Big Beautiful Bill Act” (Grande e belo projeto de lei). O plano, considerado uma das principais iniciativas do atual governo norte-americano, pretende reduzir impostos e aumentar investimentos em setores como defesa.
“Se essa proposta de gastos exagerados for aprovada, o Partido América será criado no dia seguinte”, declarou Musk no X. “Nossa nação precisa de uma alternativa ao monopólio dos partidos Democrata e Republicano para que a população tenha, de fato, voz ativa”.
Atualmente, o projeto está em análise no Senado dos EUA, após ter sido aprovado pela Câmara em 22 de maio. O governo americano espera que a proposta seja ratificada no início de julho.
Depois de deixar o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), em maio deste ano, Musk iniciou uma série de críticas ao governo de Trump, levantando diversas objeções ao ambicioso projeto econômico do republicano.
Trump respondeu publicamente às críticas feitas por Musk, demonstrando seu desapontamento com os comentários do empresário bilionário.