Na noite de quinta-feira (3), um drone foi abatido nas proximidades do aeroporto de Erbil, local que abriga tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra jihadistas na região autônoma do Curdistão iraquiano, conforme informado pelas forças de segurança curdas.
Os serviços antiterrorismo do Curdistão relataram que um drone carregado com explosivos foi derrubado próximo ao aeroporto internacional de Erbil, sem causar vítimas ou danos materiais.
Esse aeroporto, que inclui uma base da coalizão internacional antijihadista, tem sido alvo constante de ataques recentes com foguetes e drones.
Dana Tofeek, diretor interino do aeroporto, afirmou à AFP que a instalação está segura. Ele mencionou ainda que apenas um voo teve um pequeno atraso devido às medidas de segurança reforçadas.
Até o momento, nenhum grupo reivindicou a ação. Em menos de duas semanas, múltiplos ataques com drones e foguetes foram registrados em diferentes áreas do Iraque.
Nesta mesma quinta-feira, um drone repleto de explosivos caiu perto do aeroporto de Kirkuk, que havia sido atacado por dois foguetes na segunda-feira, segundo uma autoridade de segurança que falou à AFP.
O aeroporto de Kirkuk abriga unidades do exército iraquiano, da polícia federal e as forças dos Hashd al-Shaabi, uma coalizão de ex-forças paramilitares pró-Irã agora integradas às forças armadas regulares.