18.5 C
Brasília
segunda-feira, 14/07/2025

Conheça a gangue de São Paulo que roubava cartões no Distrito Federal

Brasília
nublado
18.5 ° C
18.5 °
15 °
59 %
4.6kmh
100 %
seg
23 °
ter
25 °
qua
27 °
qui
28 °
sex
23 °

Em Brasília

A quadrilha paulista, composta por Fernando Martins de Souza, Diego Pereira da Silva, Guilherme Alves dos Santos e Guilherme Silva Martins, foi capturada por crimes relacionados ao furto de cartões bancários através de fraudes em eventos de grande público no centro de Brasília.

De acordo com as investigações da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), a Operação Êxodo 7 teve êxito graças à cooperação entre a polícia militar do 3º BPM (Asa Norte) e os seguranças do Shopping Boulevard.

Os criminosos obtinham as senhas dos cartões ou realizavam a substituição dos mesmos, utilizando os dados para fazer compras de alto valor em estabelecimentos já identificados, como supermercados atacadistas, lojas de eletrônicos e postos de combustíveis.

O grupo morava em São Paulo e viajava até Brasília para executar os crimes, sempre seguindo o mesmo método:

  • Abordavam vítimas em eventos com grande concentração de pessoas, como shows e festivais;
  • Escolhiam locais movimentados, onde as vítimas permaneciam distraídas durante compras rápidas, geralmente de bebidas ou produtos oferecidos por vendedores ambulantes;
  • Alguns membros agiam como vendedores ambulantes falsos, atraindo as vítimas com bebidas e cigarros para incentivar compras rápidas;
  • Utilizavam maquininhas de cartão para capturar senhas e trocar os cartões bancários;
  • Durante as transações, simulavam problemas técnicos para distrair as vítimas e trocar o cartão verdadeiro por outro semelhante, geralmente pertencente a terceiros ou inutilizado, sem que a vítima percebesse;
  • Posteriormente, realizavam compras significativas em estabelecimentos previamente selecionados;
  • Adquiriram consoles de videogames de última geração, além de grandes quantidades de cigarros e roupas, produtos fáceis de revender no mercado informal;
  • Usavam veículos alugados para transportar rapidamente os bens adquiridos;
  • Após as ações criminosas em Brasília, retornavam para São Paulo, dificultando a investigação e a responsabilização.

O grupo foi detido no dia 28 de junho no Shopping Boulevard, localizado no Setor Terminal Norte (DF). A investigação, que durou dois meses, revelou que os quatro integrantes têm entre 23 e 48 anos.

Dois deles possuem antecedentes por furto mediante fraude no Distrito Federal, e outro confessou ter sido preso por tráfico de drogas em São Paulo.

Durante a prisão, foram apreendidos quatro consoles PlayStation 5, avaliados em cerca de R$ 20 mil, aproximadamente mil maços de cigarros, vários cartões bancários de terceiros, maquininhas de cartão de diferentes marcas e modelos, além de celulares.

Os quatro responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e organização criminosa.

Veja Também