11.5 C
Brasília
domingo, 13/07/2025

Conflito entre Israel e Irã avança para o quarto dia e intensifica tensões na região do Oriente Médio

Brasília
céu limpo
11.5 ° C
11.5 °
10.6 °
87 %
1kmh
0 %
dom
24 °
seg
24 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
26 °

Em Brasília

O confronto direto entre Israel e Irã prossegue pelo quarto dia consecutivo neste domingo (15/6). Embora rivais de longa data, recentemente os dois países têm trocado ataques aéreos e bombardeios, causando vítimas em ambos os lados. A situação gera preocupação entre líderes internacionais e acirra a instabilidade na região do Oriente Médio.

Durante a noite de sábado (14/6) e madrugada de domingo (15/6), pelo horário local, o Irã lançou novos mísseis contra Israel. O ataque resultou em pelo menos oito mortos e mais de duzentos feridos em solo israelense, segundo reportagens locais. Sirenes foram ouvidas diversas vezes em diferentes cidades israelenses, forçando os habitantes a procurarem abrigo seguro.

Em retaliação, Israel realizou ataques aéreos contra o Irã, atingindo instalações de gás e petróleo, assim como locais ligados a projetos nucleares, incluindo o Ministério da Defesa iraniano, conforme informações das Forças de Defesa de Israel. Essa ação cumpriu a ameaça feita pelo ministro da Defesa Israel Katz, que declarou que Teerã, capital do Irã, “será consumida pelo fogo” caso persistam as investidas contra território israelense. Após o bombardeio na capital iraniana, Katz publicou que “Teerã está pegando fogo”.

Essa sequência de disparos de mísseis por ambas as partes, especialmente durante a noite de sábado, ocorre em meio à intensificação das tensões no Oriente Médio, depois que Israel lançou um denominado ataque preventivo contra o Irã, visando desmantelar o programa nuclear iraniano.

Desde então, o Irã tem respondido com o lançamento de mísseis e drones em direção a Israel, o que iniciou-se na noite de sexta-feira (13/6) e se repetiu na noite de sábado. Não há sinais claros de diminuição no conflito por enquanto.

Em comunicado, o Irã alertou os governos dos Estados Unidos, Reino Unido e França de que qualquer tentativa de impedir os ataques contra o território israelense provocará retaliação das forças armadas iranianas.

“Ataque Preventivo”

Na quinta-feira passada (12/6), as Forças de Defesa de Israel lançaram um ataque preventivo visando o programa nuclear iraniano. Antes dessa ação, o governo israelense já adotava uma postura agressiva contra o regime do aiatolá Ali Khamenei, com declarações que ameaçavam o programa nuclear do Irã.

O desenvolvimento do programa nuclear iraniano tem sido motivo de preocupação internacional, visto como uma ameaça pelo Israel, que possui seu próprio arsenal nuclear.

Mesmo sendo inimigos históricos, o recente ataque elevou significativamente a instabilidade política e militar na região do Oriente Médio.

Tensões Crescentes no Oriente Médio

O confronto entre Israel e Irã se intensificou na última quinta-feira (12/6), com o exército israelense realizando ações preventivas contra instalações iranianas. Em retaliação, Teerã respondeu com ataques contra alvos israelenses na sexta-feira (13/6). No ano de 2024, Israel já havia bombardeado a embaixada do Irã na Síria, o que gerou represálias por parte do governo persa.

A troca contínua de ataques entre esses dois países rivais contribui para aumentar ainda mais as tensões na região, que ainda enfrenta o conflito prolongado entre Israel e o grupo Hamas, que está em guerra desde outubro de 2023.

Veja Também