Os líderes dos países do Brics chegaram a um acordo para divulgar uma declaração final no domingo (6/7), primeiro dia da reunião de cúpula no Rio de Janeiro.
Em um documento com 126 parágrafos, o grupo abordou temas variados, incluindo a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), o conflito no Irã, as tensões na Faixa de Gaza, o aumento das tarifas comerciais e questões ambientais.
No comunicado, os membros pedem uma reforma no Conselho de Segurança da ONU para incluir mais países da região conhecida como Sul Global.
Declaração e posicionamentos
Sobre os ataques recentes no Irã, o Brics condenou a ofensiva, mas evitou mencionar diretamente os Estados Unidos e Israel. Além disso, o grupo destacou a importância da busca por uma solução duradoura para a situação na Palestina.
No campo ambiental, a declaração apoia o lançamento do Fundo Floresta Tropical para Sempre (TFFF), uma iniciativa liderada pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Este documento reflete o compromisso conjunto dos países membros em promover mudanças significativas em questões globais de segurança, comércio e meio ambiente.