A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (2/7), o convite para ouvir dois ministros do governo Lula: Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social). Ainda não foi estabelecida uma data para as audiências com os ministros.
Silveira e Sidônio não são obrigados a comparecer ao colegiado, pois o pedido foi no formato de convite. Porém, da mesma forma que o Legislativo opta por transformar convocações em convites, os ministros do governo geralmente atendem aos convites aprovados.
O pedido para ouvir o ministro de Minas e Energia tem como objetivo que ele esclareça a proposta de colaboração internacional na área de energia nuclear envolvendo o Brasil, a Rússia e a China.
Já o pedido para a presença do ministro da Comunicação Social busca que ele elucide as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a participação do governo chinês nas discussões relacionadas à regulação das redes sociais no Brasil.
Em junho, Lula afirmou que teve uma conversa importante com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre a necessidade de designar uma pessoa para tratar da regulação e do controle dessas empresas de aplicativos.
Respondendo às críticas de censura, Lula destacou que não é aceitável que alguém tente derrubar o governo no dia 8 de janeiro de 2023 e justifique isso como sendo liberdade de expressão.