Um ciclone extratropical atuando sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná deverá causar tempestades fortes nos próximos dias. Devido a essa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (8/12) um alerta vermelho para tempestades em grande parte da região Sul, afetando também outros estados.
No centro-oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná, a previsão indica precipitações acima de 60 mm/h ou superiores a 100 mm/dia. Além das chuvas intensas, as áreas sob alerta poderão enfrentar ventos acima de 100 km/h e granizo.
Alerta vermelho para temporais
A previsão é de que a partir de quinta-feira (11/12) o ciclone se desloque gradualmente para o alto-mar, reduzindo sua influência no Sul e alcançando as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul avisa que na próxima terça-feira (9/12) as chuvas fortes e pontualmente intensas estarão presentes praticamente em todo o estado, com volumes que podem atingir até 120 mm/dia nas regiões Sul, Costa Doce, Campanha e Litoral Norte, e até 10 mm/dia nas outras áreas.
Na quarta-feira (10/12), o ciclone seguirá em direção ao oceano, promovendo rajadas de vento de 90 a 110 km/h no Sul, Litorais Sul e Médio e partes da Costa Doce, além de ventos de 80 a 100 km/h em trechos da Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e extremo Nordeste, conforme a Defesa Civil do RS.
Além do alerta vermelho para tempestades no Sul, grande parte do país permanece sob aviso amarelo devido às chuvas intensas. Nestas regiões, as precipitações previstas variam entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, e ventos fortes de 40 a 60 km/h.
Alerta amarelo para chuvas fortes
As autoridades recomendam atenção redobrada nas áreas afetadas, pois as condições climáticas podem provocar transtornos e exigir medidas preventivas da população e órgãos responsáveis.

