A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deve avaliar, na próxima terça-feira (2/12), o processo que pode resultar na cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
O caso relacionado à deputada bolsonarista está sendo relatado na CCJ pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que concluirá o parecer na sessão marcada para as 14h desse dia. O parlamentar ainda possui a possibilidade de solicitar mais tempo para análise, pedindo vista do processo.
Se o parecer da CCJ for favorável à cassação, a decisão será encaminhada para votação no plenário da Câmara, onde é necessária uma maioria de pelo menos 257 votos para confirmar a perda do mandato.
Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena de 10 anos de prisão e à perda do mandato por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No entanto, a confirmação da cassação será feita pela Câmara dos Deputados.
Em maio deste ano, Carla Zambelli fugiu para a Itália, país do qual possui cidadania. Lá, ela foi detida enquanto aguarda julgamento de pedido de extradição para o Brasil.
No final de setembro, a parlamentar prestou depoimento por videoconferência à CCJ da Câmara no âmbito do processo de cassação. Durante o depoimento, relatou dificuldades de saúde enfrentadas na prisão italiana, mencionando que desmaiou várias vezes enquanto estava detida.
“Se você me vê aqui, parece que envelheci muito. Caminho devagar e levanto-me com dificuldade. Sofro de fortes dores de cabeça e minha fibromialgia está em auge. A perseguição e toda essa situação também têm me abalado profundamente”, afirmou Carla Zambelli.

