20.5 C
Brasília
sábado, 29/11/2025

Cantata de Natal emociona pacientes e profissionais no Hran

Brasília
nuvens dispersas
20.5 ° C
20.5 °
18.7 °
89 %
1kmh
40 %
sáb
31 °
dom
32 °
seg
30 °
ter
26 °
qua
24 °

Em Brasília

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) viveu um momento especial na última quarta-feira (27), quando 55 crianças da Escola Classe 410 de Samambaia ocuparam o jardim central do hospital para uma cantata de Natal cheia de vozes e emoção, surpreendendo pacientes e funcionários. O Coral InCanto, parceiro do hospital há três anos, retornou para proporcionar uma pausa agradável no ambiente hospitalar.

Participaram da apresentação alunos dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, que cantaram músicas sobre o nascimento de Jesus e arranjos que remetem à cultura nordestina. Para muitos dos pacientes que acompanharam das janelas, a cantata foi um momento de conforto, companhia e demonstração de carinho. A técnica em nutrição Janaina Torres comentou: “Esse momento de descontração dentro do hospital é muito importante. Em um lugar que muitas vezes é difícil, é bom trazer vida, crianças, coral… Toda essa energia positiva”.

Emoção para quem canta e para quem assiste

A professora regente do coral, Elizabeth Amaral, destacou que a experiência também impacta as crianças, que percebem a reação do público e entendem a importância do gesto. “Enquanto cantam, elas veem os pacientes pela janela e se emocionam. Algumas já passaram pelo hospital e sabem o quanto é importante receber música, palavras alegres, visitas diferentes… É essa felicidade que o coral quer transmitir”, explicou.

A atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde, com apoio da Superintendência, da Diretoria Administrativa e da Gerência de Pessoas da Região de Saúde Central. O superintendente Paulo Roberto da Silva Júnior ressaltou que ações assim reforçam o compromisso do hospital com a humanização. “Sempre buscamos trazer arte. Isso acalma e torna o ambiente melhor. É um momento muito gratificante para todos”, afirmou.

No final da cantata, pacientes, acompanhantes e funcionários aplaudiram, mostrando que, apesar da rotina intensa do hospital, a música tem o poder de renovar o ambiente, mesmo que por poucos minutos.

Veja Também