O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) foi indicado nesta quinta-feira (18/9) para apresentar o relatório do Projeto de Lei 2.162/2023, que trata da anistia do 8 de Janeiro, na Câmara dos Deputados. Pela manhã, ele teve um encontro com o presidente da casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), na Residência Oficial.
Paulinho é reconhecido por seu perfil equilibrado e possui boa relação com o Centrão. Hugo Motta afirmou em sua publicação no X que tem confiança na capacidade de Paulinho para conduzir as discussões de modo equilibrado.
Ele integrou o grupo de 311 deputados que votaram a favor da urgência para que o mérito do projeto seja votado diretamente no plenário, sem necessidade de tramitar pelas comissões específicas.
Atualmente em seu quarto mandato, Paulinho da Força apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, mas em 2025 rompeu com o presidente e passou a criticar abertamente o governo.
Segundo informações recentes, Hugo Motta está trabalhando para impedir uma anistia ampla, propondo em substituição um projeto que contemple apenas a redução das penas estabelecidas.