30.5 C
Brasília
sábado, 29/11/2025

Câmara elogia Trump em moção oficial

Brasília
nuvens dispersas
30.5 ° C
31.1 °
30.5 °
37 %
3.1kmh
40 %
sáb
29 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
26 °

Em Brasília

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 9, uma moção de louvor ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão foi tomada antes do anúncio do governo norte-americano sobre o aumento das tarifas sobre produtos brasileiros.

Recentemente, Trump também recebeu outra moção pela Comissão de Segurança Pública, devido ao seu ataque contra o Irã, além de ter sido agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo, a maior honraria da Câmara em 2024.

A homenagem aprovada nesta quarta é de autoria do deputado bolsonarista e líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), que indicou Trump para a premiação em Brasília neste ano.

No texto do pedido, Sóstenes afirma que Trump deve ser reconhecido como um dos melhores presidentes do mundo e um exemplo para a construção e manutenção de uma democracia justa e moderna.

O documento ainda faz um resumo da trajetória de Trump, desde sua carreira como empresário até sua atuação política, destacando ações importantes feitas durante seu governo.

Segundo o deputado, nos primeiros 100 dias no governo, o presidente norte-americano reduziu a inflação, trabalha para baixar os custos da energia, negocia a paz entre Rússia e Ucrânia, promove cortes de impostos, defende valores familiares como fundamentais para a cidadania, criou o Departamento de Eficiência Governamental para diminuir a burocracia e concedeu perdão aos envolvidos na confusão de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos EUA.

Na semana anterior, a Comissão de Segurança Pública também aprovou uma moção de louvor para Trump e o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, pela destruição do programa nuclear iraniano, em prol da segurança mundial e da liberdade ocidental.

Esse pedido foi apresentado pelo deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB). Durante a sessão, Sargento Fahur (PSD-PR) comentou que essa homenagem simboliza claramente o posicionamento da Comissão, do Parlamento e do Brasil.

No ano passado, Sóstenes já havia indicado Trump, então presidente eleito, para receber a Medalha do Mérito Legislativo. A cerimônia premiou 35 nomes, mas Trump não compareceu ao evento em Brasília.

Estadão Conteúdo

Veja Também