A terça-feira, dia 2 de dezembro, será marcada por temperaturas elevadas e fortes chuvas em grande parte do Brasil, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo terão máximas de 33ºC e 29ºC, respectivamente. Em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), os termômetros podem alcançar até 32ºC.
De acordo com os avisos do Inmet, apesar do calor, a probabilidade de tempestades aumenta na região, com precipitação podendo chegar a 50 mm em um dia, acompanhada de ventos fortes de até 60 km/h.
Para o Sul do país, o Inmet emitiu um alerta laranja, apontando para possibilidade de chuva acumulada de até 100 mm no dia, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo. Essa tempestade pode causar corte no fornecimento de energia elétrica e alagamentos nas localidades afetadas. Em Florianópolis (SC), a temperatura máxima prevista é de 27ºC, e em Curitiba (PR), chega a 25ºC.
O fenômeno é influenciado por uma frente fria que se formou durante a madrugada, causada por um ciclone originado em uma área de baixa pressão sobre o oceano. A combinação de calor e umidade intensifica as tempestades previstas para Amazonas, Acre, Rondônia e Tocantins, prolongando-se ao longo da semana.
Na região Centro-Oeste, o aumento da circulação de umidade também favorece as chuvas. Capitais como Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) terão dias quentes, com máximas de 34ºC, 33ºC e 30ºC, respectivamente.
Orientações do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia recomenda que a população evite sair em condições adversas, observe possíveis alterações em encostas, e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Confira outras dicas para moradores de áreas de risco:
- Desligar equipamentos elétricos e quadro geral de energia;
- Observar sinais de alterações em encostas;
- Permanecer em local protegido; evitar se abrigar sob árvores em caso de ventos fortes, devido ao risco de quedas e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e outdoors;
- Em situações de enchente, proteger objetos pessoais com sacos plásticos;
- Buscar informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

